Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3178
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Estudo da estabilidade e reciclo do catalisador de HPW suportado em biosílica na reação de esterificação do ácido oleico
Autor(a): Jocilândia de Brito Venâncio
Orientador(a): Marlon de Souza Silva
Resumo: A fim de minimizar os problemas ambientais causados pelo uso de catalisadores ácidos homogêneos: HCl e H2SO4, no processo de esterificação, eles vem sendo substituídos por catalisadores sólidos ácidos. Nesse sentido, os catalisadores do tipo heteropoliácidos, especialmente aqueles da série de Keggin, tais como H3PW12O40 (HPW), vem se destacando, por apresentarem um alto potencial catalítico, e atuarem como eficientes superácidos (OLIVEIRA, 2007), (JÚNIOR, 2008). Embora apresentem desvantagens relacionadas à baixa área superficial (1 10 m2/g) e elevada solubilidade em meio polar, impedindo, portanto, sua separação da mistura reacional quando utilizado sob a forma pura. Dessa forma, está sendo desenvolvido um catalisador heterogêneo composto por HPW suportado em sílica proveniente das esponjas de água doce. E os resultados obtidos até então apontam uma boa dispersão de HPW na biosílica. Contudo, foi observada uma baixa recuperação dos catalisadores, sugerindo preocupação quanto à estabilidade dos mesmos no meio reacional, indicando que podem estar em fase homogênea, diminuindo, assim a eficiência do processo de esterificação, especialmente quanto à separação do produto. Dessa forma, o presente projeto propõe um estudo da estabilidade e capacidade de reutilização de catalisadores (HPW) suportados em biosílica na reação de esterificação de ácido oléico. Além de uma análise mais abrangente do efeito dos vários parâmetros da reação, a fim de conhecer o efeito da dosagem de HPW (10 a 60% m/m) na matriz biosílica, bem como quantificar a lixiviação da fase ativa do material sob a temperatura e tempo reacionais do processo em questão.
Palavras-chave: Biosílica
Heteropoliácido
Esterificação
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Química
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3178
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.