Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3186
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fabíola Guerra Nakamura
dc.creatorLazaro Junior Machado Pontes
dc.date.accessioned2016-09-23T15:25:39Z-
dc.date.available2016-09-23T15:25:39Z-
dc.date.issued2013-07-31
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3186-
dc.description.abstractpt_BR
dc.description.resumoMobilidade Urbana tem sido um assunto amplamente discutido nos mais diversos segmentos da sociedade e está cada vez mais está associada a fatores de qualidade de vida nas grandes cidades. Nos últimos anos assistiu-se a um aumento muito grande do número de veículos que trafegam em grandes cidades brasileiras, Porém infraestrutura viária não acompanhou este crescimento e as conseqüências deste fato são grandes congestionamentos quase que diários e em muitos pontos da cidade durante uma boa parte do dia e não apenas em horários de pico, que por sua vez causam stress, imprudência no trânsito, aumento das emissões de gases na atmosfera, entre outros. Sistemas de simulação do tráfego de uma cidade podem ser úteis na identificação de problemas uma vez que podem analisar impactos de obras no fluxo de veículos e pedestres. O objetivo deste projeto é, a partir do modelo de fluxo Nagel Shreckenberg modificado, realizar simulações de tráfego e validar os resultados com métricas como médias, desvio padrão, intervalos de confiança. Com a simulação validada seus resultados serão comparados com dados reais do trânsito para verificar se algo deve ser retirado ou acrescentado ao modelo para que ele possa representar o comportamento do fluxo de veículos. De posse de um modelo representativo será possível avaliar o impacto das obras no fluxo de veículos e detectar anomalias no comportamento de no fluxo de veículos. Estes dois dados são extremamente importantes quando se busca melhorar a mobilidade urbana em grandes centrospt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.formatPDF
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Computacaopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2012pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectSimulação
dc.subjecttráfego
dc.subjectveículos
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terra: Ciencia da Computacaopt_BR
dc.titleSimulação de Tráfego para identificação de padrões e análise de impactos de obras no fluxo de veículospt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoCiência da Computaçãopt_BR
dc.pibic.tipobolsa
dc.pibic.nrprojetoPIB-E/0164/2012
dc.pibic.projetoSimulação de Tráfego para identificação de padrões e análise de impactos de obras no fluxo de veículos
dc.pibic.dtinicio2012-08-01
dc.pibic.dtfim2013-07-31
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.