Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3191
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : TV Conectada: um estudo das tecnologias de TV sobre IP para auxiliar na geração de conteúdo educacional no ICET-UFAM
metadata.dc.creator: Gustavo Luiz Pinheiro da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Celso Barbosa Carvalho
metadata.dc.description.resumo: As inovações tecnológicas no tocante a imagem e som trouxeram mais qualidade à transmissão dos canais de televisão. A TV Digital interativa está inserida neste contexto, esta tecnologia consiste na modulação e compressão de vídeo, áudio e sinais de dados para enviá-los a aparelhos compatíveis, proporcionando desta maneira a transmissão e a recepção do conteúdo em um mesmo canal, com imagens de alta definição, qualidade e interatividade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 98% dos brasileiros residentes em áreas urbanas têm acesso a televisão. Certamente esse percentual deve ser refletido para a TV Digital Interativa (TVDi) quando esta for implantada no Brasil em sua totalidade. Com o advento da tecnologia de TV sobre IP (IPTV), uma solução capaz de oferecer aos clientes voz, dados e vídeo sobre uma conexão de banda larga, há a possibilidade de ser oferecido serviços de dados voz e imagens usando a infraestrutura das operadoras de telefonia e de televisão por assinatura, além da transmissão de áudio e vídeo por meio da internet. O conceito de IPTV ou TVIP, engloba um novo método de transmissão de sinais televisivos que assim como a voz sobre IP (VOIP), que usa o protocolo Internet Protocol (IP) como meio de transporte do conteúdo, a IPTV também assim o faz. Dessa maneira, nesse projeto pretende-se dar continuidade ao estudo das tecnologias de IPTV para distribuir conteúdo educacional no ICET- UFAM que possa ser acessado por televisores com acesso à rede , computadores, notebooks e dispositivos móveis.
Palabras clave : TV conectada
Conteúdo educacional
Vídeo sob demanda
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: ENGENHARIA DE SOFTWARE
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Tecnologia
Faculdade de Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2012
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3191
Fecha de publicación : 31-jul-2013
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
Relatório_final_-_Gustavo.pdf317,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.