Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3278
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maria Rita Santos da Silva-
dc.creatorAdriana de Souza Santos-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:26:06Z-
dc.date.available2016-09-23T15:26:06Z-
dc.date.issued2013-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3278-
dc.description.resumoEste projeto de pesquisa, de cunho teórico-bibliográfico, tem por objetivo trazer à discussão a relação que se estabelece entre a teoria e a prática pedagógica desenvolvida nas escolas de Educação Infantil, tendo como estratégia de intervenção pedagógica o desenho. Apresenta o tema A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil . O estudo da temática apresentada é fruto das inquietações vivenciadas no curso de Pedagogia, em especial, em discussões com foco na correlação entre a teoria e a prática, quanto a atuação profissional docente, principalmente nas disciplinas A criança e as artes e também A criança e a linguagem oral, escrita e visual , cujas leituras e debates nos fazem refletir sobre o universo infantil e como a prática docente influencia no processo de aprendizagem e de desenvolvimento da criança. Assim, o desenho, além de ser uma forma de comunicação social é um dos elementos que retrata a visão de mundo e de tudo aquilo que faz parte do cotidiano da criança, ou seja, revela as experiências vivenciadas na família, na escola, os medos e os conflitos que a rodeia, o que torna a atuação docente fundamental no processo de desenvolvimento infantil, podendo ainda, ajudar a criança na superação de suas reais dificuldades. Daí a relevância do estudo sobre o tema proposto, na perspectiva de que, ao concluírem o curso, o estudante do curso de Pedagogia possa atuar com crianças da Educação Infantil, inserindo em suas práticas educativas o desenho como estratégia pedagógica para melhor conhecer o universo infantil e ajudar a criança a superar suas reais dificuldades.pt_BR
dc.description.sponsorshipVoluntáriopt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMétodos e Técnicaspt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2012pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectCriança-
dc.subjectDesenho-
dc.subjectAprendizagem-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleA criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantilpt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoPedagogia - Magistério 1a a 4a sériespt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-H/0082/2012-
dc.pibic.projetoA criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil-
dc.pibic.dtinicio2012-08-01-
dc.pibic.dtfim2013-07-31-
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.