Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3278
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Rita Santos da Silva | - |
dc.creator | Adriana de Souza Santos | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-23T15:26:06Z | - |
dc.date.available | 2016-09-23T15:26:06Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-31 | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3278 | - |
dc.description.resumo | Este projeto de pesquisa, de cunho teórico-bibliográfico, tem por objetivo trazer à discussão a relação que se estabelece entre a teoria e a prática pedagógica desenvolvida nas escolas de Educação Infantil, tendo como estratégia de intervenção pedagógica o desenho. Apresenta o tema A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil . O estudo da temática apresentada é fruto das inquietações vivenciadas no curso de Pedagogia, em especial, em discussões com foco na correlação entre a teoria e a prática, quanto a atuação profissional docente, principalmente nas disciplinas A criança e as artes e também A criança e a linguagem oral, escrita e visual , cujas leituras e debates nos fazem refletir sobre o universo infantil e como a prática docente influencia no processo de aprendizagem e de desenvolvimento da criança. Assim, o desenho, além de ser uma forma de comunicação social é um dos elementos que retrata a visão de mundo e de tudo aquilo que faz parte do cotidiano da criança, ou seja, revela as experiências vivenciadas na família, na escola, os medos e os conflitos que a rodeia, o que torna a atuação docente fundamental no processo de desenvolvimento infantil, podendo ainda, ajudar a criança na superação de suas reais dificuldades. Daí a relevância do estudo sobre o tema proposto, na perspectiva de que, ao concluírem o curso, o estudante do curso de Pedagogia possa atuar com crianças da Educação Infantil, inserindo em suas práticas educativas o desenho como estratégia pedagógica para melhor conhecer o universo infantil e ajudar a criança a superar suas reais dificuldades. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Voluntário | pt_BR |
dc.format | - | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Métodos e Técnicas | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA PIBIC 2012 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Criança | - |
dc.subject | Desenho | - |
dc.subject | Aprendizagem | - |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.title | A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.pibic.curso | Pedagogia - Magistério 1a a 4a séries | pt_BR |
dc.pibic.nrprojeto | PIB-H/0082/2012 | - |
dc.pibic.projeto | A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil | - |
dc.pibic.dtinicio | 2012-08-01 | - |
dc.pibic.dtfim | 2013-07-31 | - |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.