Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3309
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Teresa Cristina Nascimento
dc.creatorAdiane Fernandes de Sousa
dc.date.accessioned2016-09-23T15:26:12Z-
dc.date.available2016-09-23T15:26:12Z-
dc.date.issued2013-07-31
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3309-
dc.description.abstractpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho realiza as investigações propostas no âmbito do curso de Sistemas de Informação do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Universidade Federal do Amazonas; insere-se no campo da Lingüística Aplicada, é uma pesquisa interpretativista, que focaliza a linguagem de uma perspectiva processual, consoante com a natureza subjetiva do objeto de estudo a transposição didática da teoria dos gêneros textuais para situações que contribuam para o desenvolvimento da habilidade de leitura em inglês. Essa transposição será materializada por meio de um curso on line de leitura instrumental em Língua Inglesa para Informática. Na perspectiva adotada, esse curso é atividade meio e não fim, pois o processo de construção deste recurso constitui parte do corpus a ser analisado. Ancora-se esta pesquisa na teoria dos gêneros textuais, balizada pelo interacionismo sócio-discursivo , cujas concepção e a abordagem da língua conduzem à compreensão de gênero como unidades psicológicas que são as ações de linguagem, durante as quais capacidades são mobilizadas e operações psicológicas são realizadas pelo usuário da língua, a fim de que sentidos sejam construídos, tanto na produção quanto na recepção de textos. Para análise dos gêneros, considerar-se-á que o processo de construção de sentidos, seja na compreensão ou na produção de textos, orais e escritos, comportam quatro operações, que sugerem um percurso que (i) toma como ponto partida o reconhecimento e análise do contexto de produção, circulação e recepção do texto e o reconhecimento do gênero a contextualização; (ii) em seguida, identifica-se o tema abordado tematização; (iii) depois, reconhecem-se os valores e os posicionamentos que o texto veicula em relação ao tema desenvolvido enunciação; (iv) finaliza-se com o estudo das seqüências discursivas que constituem o texto textualização.pt_BR
dc.description.sponsorshipVoluntáriopt_BR
dc.formatPDF
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiarapt_BR
dc.publisher.departmentpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2012pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectgêneros textuais
dc.subjectinglês instrumental
dc.subjectinformática
dc.subject.cnpqCiências Humanas: Ciencias Humanaspt_BR
dc.titleGêneros textuais como estratégia de leitura Instrumental de textos em inglês da área da Informáticapt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoSistemas de Informaçãopt_BR
dc.pibic.tipobolsa
dc.pibic.nrprojetoPIB-H/0134/2012
dc.pibic.projetoGêneros textuais como estratégia de leitura Instrumental de textos em inglês da área da Informática
dc.pibic.dtinicio2012-08-01
dc.pibic.dtfim2013-07-31
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.