Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3335
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Um estudo sobre os efeitos da utilização do refúgio na mediação das respostas emocionais de ansiedade no campo aberto
Autor(a): Vívian Ferreira Mendonça
Orientador(a): Walter Adriano Ubiali
Resumo: O interesse nos estudos experimentais em animais que possibilitem a compreensão de processos humanos básicos aumentou significativamente nos últimos anos, sobretudo como avanço das neurociências que relacionam de modo mais peremptório a neurofisiologia animal e o comportamento humano. A análise experimental de fenômenos cognitivos e emocionais em animais não humanos envolvem investigações com pesquisas básicas em Psicologia, abrindo campo para o desenvolvimento de propostas em pesquisas aplicadas, uma vez que há um crescente aumento no interesse e na compreensão destes aspectos em animais humanos. O presente estudo tem como objetivo investigar o efeito da utilização do refúgio na mediação das respostas de ansiedade do rato Wistar no campo aberto. Para isso serão utilizados 96 sujeitos experimentais jovens (90-120 dias), que serão expostos numa arena (Campo Aberto) em quatro sessões. A primeira e ultima sessão serão para mensuração pré e pós intervenção. Na segunda e na terceira sessão serão adicionados no centro do Campo Aberto um refugio, onde o animal poderá se abrigar. Espera-se observar o efeito da aprendizagem na modulação das respostas emocionais de ansiedade no comportamento dos animais na ultima sessão, comparando-se com a primeira, demonstrando que processos cognitivos são imensamente uteis, para regulação das respostas emocionais também em animais.
Palavras-chave: Refúgio
Ansiedade
Aprendizagem
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Psicologia
Faculdade de Educação
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3335
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vívian Ferreira Mendonça.pdf672,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.