Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3347
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Mulheres de fibra: um estudo sobre as percepções das trabalhadoras rurais da juta e malva sobre as relações de gênero e trabalho
Autor(a): Mayara Viana de Lima
Orientador(a): Sandra Helena da Silva
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo desvelar sobre as percepções das trabalhadoras rurais da juta e malva sobre as relações de gênero e trabalho. As relações de gênero referem-se à participação das mulheres nos processos produtivos da juta/malva, no espaço da agricultura familiar, e a falta de reconhecimento do trabalho destas mulheres nestes ambientes. Quanto às relações de trabalho, este segue a lógica do capitalismo, num processo de exploração e apropriação de mais-valia, onde o dinheiro, o ter, passa a permear as relações sociais e de trabalho. Esta pesquisa social utilizará a abordagem qualitativa, através do método etnográfico. Serão pesquisadas 10 mulheres trabalhadoras rurais que trabalham no cultivo da juta e malva na Comunidade do Valha-me Deus, localizada no Município de Parintins/AM. A região de Parintins é reconhecida como o lócus de desenvolvimento desta cultura na região do Amazonas desde a década de 30 do século XX. Tendo como perspectiva epistemológica, a questão ambiental, esta pesquisa pretende integrar interdisciplinarmente as diversas áreas do conhecimento e os saberes tradicionais, construídos social, cultural e historicamente, através de um processo dialético e dialógico de valorização e reconhecimento do Ser-Mulher, de suas identidades, de sua cosmologia, com objetivo final de criar novos saberes, novas racionalidades, identidades e realidades no contexto da região do baixo amazonas.
Palavras-chave: Relações Gênero
Trabalho
Juta
Malva
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVIÇO SOCIAL
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3347
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mayara Viana de Lima.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.