Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3374
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Um estudo acerca dos significados da Igualdade de Direitos da população LGBT na escola na perspectiva dos professores do ensino médio
metadata.dc.creator: Francisney da Silva Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Iolete Ribeiro da Silva
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como objetivo geral compreender os significados da Igualdade de Direito da população LGBT na escola na perspectiva dos professores do ensino médio. e, especificamente levantar Projetos de promoção da igualdade de direitos da população LGBT nas Secretarias de Educação do Município de Manaus e do Estado do Amazonas e Identificar o discurso dos professores a respeito das propostas dos projetos de Igualdade de Direitos na Escola e Diversidade Sexual. Vai se concentrar nos pressupostos teóricos da Psicologia Social, pois pretende estudar o comportamento através das influências sociais, com base na visão de mundo de um determinado grupo e compreender os processos envolvidos nas relações desse grupo (LANE, 2006; MACHADO, 2007) e será norteado pela linha de pesquisa em Processos Psicossociais. A relevância dessa pesquisa é norteada em como a psicologia pode atuar para a minimização de conflitos acerca da implementação de políticas educacionais frente à Diversidade Sexual e se os professores estão abertos para o recebimento de formação e discussão sobre a temática, haja vista que os professores, durante a implantação e execução de Projetos voltados à Diversidade, serão as pessoas fundamentais para fazer emergir conhecimentos e fomentar os discursos igualitários. Espera-se com esta pesquisa perceber a consciência crítica do professor enquanto ser político e agente na participação da transformação social, identificar mecanismos que podem reforçar ou embargar implantação de projetos desta natureza no setor educacional e assim ser uma ferramenta de intervenção e ampliar os estudos sobre Diversidade Sexual e Educação.
Palabras clave : Educação
Diversidade Sexual
Igualdade de Direitos
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2012
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3374
Fecha de publicación : 31-jul-2013
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Relatório_Final_Diversidade_PIBIC.pdf468,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.