Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3378
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : A vida escrita e filmada: um estudo sobre a transposição dos livrosreportagem sobre Olga e Chico Xavier para o cinema
metadata.dc.creator: Helder Ronan de Souza Mourão
metadata.dc.contributor.advisor1: Graciene Silva de Siqueira
metadata.dc.description.resumo: O trabalho visa investigar o processo e as implicações ocorridas na transposição da linguagem literária para a linguagem cinematográfica tendo como objetos de estudo os livros As vidas de Chico Xavier , escrito por Marcel Souto Maior, e Olga de Fernando Morais. Obras que, posteriormente, foram transformadas em filmes. Tais livros denominam-se em um gênero do jornalismo com misto de literatura, os livrosreportagem, dos quais estes usados no corpus estão entre os mais vendidos desde o ano de 1966 a 2004. Esse trabalho fará uma análise de cada obra, livros e filmes, identificando seus perfis de linguagem e conteúdo para que possamos aferir sobre o processo de transformação de tais livros em filmes, sendo todos biográficos. Durante um ano de pesquisa, buscaremos entender o que ocorre na transposição de uma livroreportagem biográfico em uma cinebiografia, visando dar relevância as características dos meios, do autor e principalmente do processo de produção de ambos. Os principais interesses em desenvolver esse trabalho são a inediticidade de estudos desse processo e o aumento do interesse de diretores em filmar livros e mais recentemente os livrosreportagem. Dentre os seis livrosreportagem biográficos mais vendidos no Brasil encontramos quatro que foram filmados, o que significa que há um interesse pelos livros e filmes, consequentemente. A pesquisa seguirá por processo de pesquisa e leitura sobre livrosreportagem e produções cinematográficas, elaboração de critérios de análise das obras, a análise propriamente dita e a comparação dos dados obtidos para que possamos mensurar e entender as diferenças de ambas as obras, entendendo que se tratam de duas histórias diferentes, sobre o mesmo personagem. Por fim, pretendemos discutir o processo de transformação da linguagem literária para o cinema e suas implicações de linguagem e conteúdo, através das biografias e Olga e Chico Xavier.
Palabras clave : Cinema
Livroreportagem
Cinebiografia
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2012
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3378
Fecha de publicación : 31-jul-2013
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Helder Ronan de Souza Mourão.pdf676,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.