Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3386
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Aprendizados, dúvidas e necessidades de profissionais da rede de combate à violência contra a Mulher em Manaus sobre encaminhamentos e atendimento a homens autores de violência conjugal
Autor(a): Thiago Silva dos Santos
Orientador(a): Iolete Ribeiro da Silva
Resumo: Este projeto surgiu a partir do trabalho que está sendo realizado em uma Extensão da Universidade Federal do Amazonas UFAM que tem como objetivo apoiar a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUS) na implantação do Serviço de Responsabilização do Agressor SARE. Este serviço que visa atender homens e mulheres lésbicas autores de violência conjugal contra a mulher, encaminhados em especial da Vara Maria da Penha . No planejamento da Primeira Oficina de Apresentação e Discussao do SARE para a Rede de combate à violência contra a mulher de Manaus , realizada em novembro de 2011, a equipe da extensão, com o apoio das alunas envolvidas neste PIBIC, já começou a organizar esta pesquisa e a realizar a primeira parte da coleta dos dados, já apresentando e colhendo TCLEs assinados pelos profissinais que participaram. O objetivo geral da pesquisa é identificar e avaliar formas de enfrentamento à violência conjugal diante dos homens produzidas pelos profissionais de instituições da rede de combate a violência contra a mulher de Manaus, inferindo como ajudam a compor as expectativas e atitudes dos homens acusados como agressores dentro do SARE. Especificamente propõe-se a) Identificar aprendizados, dúvidas e necessidades percebidas dos profissionais da rede de combate à violência contra a mulher sobre encaminhamentos dos homens atendidos em suas instituições ao SARE; b) Identificar aprendizados, dúvidas e necessidades sobre o atendimento dado aos mesmos em cada instituição da rede; c) Identificar posturas políticas e visões de mundo que sustentam os aprendizados, dúvidas e necessidades percebidas, em especial verificando quais os polos da polêmica sobre violência conjugal eles tendem a apoiar e rechaçar. d) Classificar se possível formas de enfrentamento à violência conjugal destes profissionais, com base nos diferentes polos de discussão e combate a violência conjugal; e) Inferir e discutir como as formas de enfrentamento à violência conjugal destes profissionais podem ajudar a compor (tanto positiva como negativamente) as expectativas e atitudes dos usuários em relação ao SARE. Optou-se por fazer uma pesquisa qualitativa nos moldes de perspectiva epistemologica histórico-cultural de González Rey (2005). A coleta de dados já realizada se deu através de gravações das falas de representantes das instituições durante Primeira Oficina de Apresentação e Discussao do SARE , que foram motivadas por um roteiro de perguntas que buscavam investigar suas experiências, desde o formato metodológico das intervenções, os problemas e desafios enfrentados, até sugestões e dúvidas sobre como lidar com eles e encaminhá-los. A outra parte da metodologia será realizada com os profissionais nas suas instituições, através de entrevistas semi-estruturadas, usando as mesmas perguntas realizadas na oficina. Todas as falas gravadas serão transcritas de forma integral, empregando-se no material obtido análise de conteúdo.
Palavras-chave: Violência Conjugal
SARE
Homens Autores de Violencia
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Psicologia
Faculdade de Educação
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3386
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RELATORIO_FINAL_-_PIBIC-THIAGO.pdf596,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.