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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3393
Tipo de documento: | Relatório de Pesquisa |
Título: | A presença da mulher indígena nos cursos de magistério indígena da SEDUC/AM e nas licenciaturas específicas da UFAM |
Autor(a): | Aucimara Souza do Nascimento |
Orientador(a): | Elciclei Faria dos Santos |
Resumo: | Este projeto de pesquisa se propõe a investigar e mapear a presença da mulher indígena matriculada, formanda/egressa dos cursos de magistério indígena ofertado pela Secretaria do Estado da Educação do Amazonas (SEDUC/AM) e dos Cursos de Licenciaturas Específicas para Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a fim de analisarmos a ausência do chamado fenômeno da feminização no magistério indígena, tão presente no magistério não indígena. Assim, na perspectiva de apreender/construir respostas às seguintes questões: quais povos indígenas são/foram atendidos pelos cursos de magistério indígena da SEDUC/AM? Quais povos indígenas são/foram atendidos pelas licenciaturas específicas da UFAM? Do total de alunos matriculados no curso de magistério indígena da SEDUC/AM, quantas são mulheres? Do total de formandos/egressos dos cursos de magistério indígena da SEDUC/AM, quantas são mulheres? Do total de alunos matriculados nos cursos de licenciatura específica da UFAM, quantas são mulheres? Do total de formandos/egressos dos cursos de licenciatura específica da UFAM, quantas são mulheres? Será realizada pesquisa documental, com análise de documentos oficiais (Projeto Pira-Yawara, da SEDUC/AM; Projeto Pedagógico dos Cursos de Licenciatura específica; Censo Escolar Indígena/INEP; lista de matrícula e de formandos/egressos). Para ter acesso a esses documentos, estão previstos contatos prévios junto à Gerência de Educação Escolar Indígena GEEI/SEDUC-AM; junto à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG/UFAM. Em razão da natureza das informações contidas nos documentos levantados, será realizada em um primeiro momento uma análise quantitativa das mesmas. Posteriormente, esses quantitativos serão relacionados entre si e com a literatura existente para a realização de uma análise interpretativa de cunho qualitativo. |
Palavras-chave: | Magistério Indígena Licenciatura Específica Mulher Indígena |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
Idioma: | pt_BR |
País de publicação: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Amazonas |
Sigla da Instituição: | UFAM |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Formação de Professores Indígenas Faculdade de Educação |
Nome do programa: | PROGRAMA PIBIC 2012 |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3393 |
Data do documento: | 31-jul-2013 |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
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