Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3393
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: A presença da mulher indígena nos cursos de magistério indígena da SEDUC/AM e nas licenciaturas específicas da UFAM
Autor(a): Aucimara Souza do Nascimento
Orientador(a): Elciclei Faria dos Santos
Resumo: Este projeto de pesquisa se propõe a investigar e mapear a presença da mulher indígena matriculada, formanda/egressa dos cursos de magistério indígena ofertado pela Secretaria do Estado da Educação do Amazonas (SEDUC/AM) e dos Cursos de Licenciaturas Específicas para Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a fim de analisarmos a ausência do chamado fenômeno da feminização no magistério indígena, tão presente no magistério não indígena. Assim, na perspectiva de apreender/construir respostas às seguintes questões: quais povos indígenas são/foram atendidos pelos cursos de magistério indígena da SEDUC/AM? Quais povos indígenas são/foram atendidos pelas licenciaturas específicas da UFAM? Do total de alunos matriculados no curso de magistério indígena da SEDUC/AM, quantas são mulheres? Do total de formandos/egressos dos cursos de magistério indígena da SEDUC/AM, quantas são mulheres? Do total de alunos matriculados nos cursos de licenciatura específica da UFAM, quantas são mulheres? Do total de formandos/egressos dos cursos de licenciatura específica da UFAM, quantas são mulheres? Será realizada pesquisa documental, com análise de documentos oficiais (Projeto Pira-Yawara, da SEDUC/AM; Projeto Pedagógico dos Cursos de Licenciatura específica; Censo Escolar Indígena/INEP; lista de matrícula e de formandos/egressos). Para ter acesso a esses documentos, estão previstos contatos prévios junto à Gerência de Educação Escolar Indígena GEEI/SEDUC-AM; junto à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG/UFAM. Em razão da natureza das informações contidas nos documentos levantados, será realizada em um primeiro momento uma análise quantitativa das mesmas. Posteriormente, esses quantitativos serão relacionados entre si e com a literatura existente para a realização de uma análise interpretativa de cunho qualitativo.
Palavras-chave: Magistério Indígena
Licenciatura Específica
Mulher Indígena
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Formação de Professores Indígenas
Faculdade de Educação
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3393
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.