Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3398
Tipo de documento: | Relatório de Pesquisa |
Título: | O Ensino Médio no IFAM/Manaus/Zona Leste na perspectiva de gênero |
Autor(a): | Danielly Couto de Freitas |
Orientador(a): | Arminda Rachel Botelho Mourão |
Resumo: | O ENSINO MÉDIO NO IFAM/MANAUS/ ZONA LESTE NA PERSPECTIVA DE GÊNERO. Objetivamos estudar como o Ensino Médio está organizado no IFAM/MANAUS/ZONA NORTE. Como os estudos do Grupo têm apontado para a importância da mulher no mercado de trabalho, articulamos o estudo do ensino médio ao estudo de gênero, partindo do pressuposto que os processos de formação refletem a discriminação que a mulher tem sofrido historicamente. Nosso problema é explicitado pelas seguintes questões norteadoras: Qual a situação da mulher no Ensino Médio no IFAM/ Zona Leste? Como o Ensino Médio está organizado no IFAM/ Zona Leste/Manaus? Qual o perfil da mulher nos diferentes cursos do Ensino do IFAM/Campus Manaus?.O projeto está vinculado à pesquisa intitulada Reconstrução dos Caminhos da Educação Profissional no Amazonas: Refletindo sobre as Categorias de Análise. Estudar o Ensino Médio é um desafio, e permite construir um projeto que reflita sobre como as ensino médio se organiza, como se efetivam as modificações nessa etapa da Educação Básica e como a mulher está inserida nesse contexto. Optamos como linha teórico-metodológica pelo Materialismo histórico-dialético que evidencia nossa forma de conceber o homem, a sociedade e os processos relacionais. Os procedimentos metodológicos são: Levantamento bibliográfico do Estado da Arte sobre Gênero e Ensino Profissional; Compilar documentos que articulam a organização do Ensino Técnicos no Campus Manaus/ IFAM/Centro; Compilar as fichas de matrículas dos discentes por curso para traçar o perfil da mulher nos diferentes cursos Técnicos no Campus Manaus/ IFAM/Centro; Compilar as fichas cadastrais dos docentes por curso para traçar o perfil da mulher nos diferentes cursos Técnicos no Campus Manaus/ IFAM/Centro; Compilar as fichas cadastrais dos técnico-administrativos por curso para traçar o perfil da mulher nos diferentes cursos Técnicos do Campus Manaus/ IFAM/Centro. |
Palavras-chave: | Ensino Médio Ensino Técnico IFAM |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
Idioma: | pt_BR |
País de publicação: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Amazonas |
Sigla da Instituição: | UFAM |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação |
Nome do programa: | PROGRAMA PIBIC 2012 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3398 |
Data do documento: | 31-jul-2013 |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
084SA(2)_.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.