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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Arnaldo Donisete de Souza-
dc.creatorCarla Gomes de Lima-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:26:55Z-
dc.date.available2016-09-23T15:26:55Z-
dc.date.issued2013-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3424-
dc.description.resumoBusca-se através deste processo de investigação científica, demonstrar ferramentas estratégicas emergentes que possibilitem aos empresários a calcularem seus preços de vendas com maior margem de segurança, apoiando-se em critérios técnico-comerciais sólidos e transparentes. Somente a partir de uma atualização técnica de formação de preço e da criação de uma Política de Formação de Preços que envolva a organização através de esforços dentro de um ciclo de gestão empresarial, o empresariado poderá obter ferramentas que facilitem a tomada de decisões gerenciais importantes que garantam simutaneamentea competitividade e lucratividade dos negócios. Observa-se, no entanto, que não somente as micro e pequenas empresas utilizam-se pouco deste serviço, existindo inclusive pouca bibliografia acerca da Formação de Preço de Vendas com foco nas empresas dos mais variados portes. Dados de pesquisa destacam a importância das empresas deste segmento na economia brasileira, que respondem por 99% do total de empresas constituídas e absorvendo aproximadamente 56% da mão-de-obra nacional,segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Assim, inúmeros dados estatísticos abordam a relevância do assunto, os resultados da pesquisa realizada pelo SEBRAE-SC(2004) sobre mortalidade de empresas e seus fatores condicionantes, destacando o montante das empresas, mostrando que de 1.104 empresas abertas, 534 estavam fechadas, perfazendo um total de 48,37%de taxa de mortalidade. Quanto a classificação metodológica da Pesquisa, classifica-se como descritiva, pois conforme Gil (1999) apud Moura, Dallabona e Lavarda (2010, p.8) uma pesquisa é considerada descritiva quando possui como principal objetivo apresentar características de determinada população ou fenômeno. Andrade (2002) apud Cruz, Marques, Silva e Cogan (2010, p.8) salienta que: esse tipo de pesquisa preocupa-se em observar os fatos, registrá-los, analisa-los, classifica-los e interpretá-los, sem a interferência do pesquisador . Segundo Vergara (2009) apud Walter (2010, p.158) a pesquisa descritiva: pode também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza. Não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação . No que tange aos procedimentos metodológicos, ou seja, a maneira como será conduzida a pesquisa afim da obtenção dos dados deste estudo, esta pesquisa é caracterizada como bibliográfica, pois segundo Gil (1999) apud Moura, Dallabona e Lavarda (2010, p.8) este tipo de procedimento: tem como direcionador a ideia de pautar seu desenvolvimento sobre material bibliográfico já elaborado, principalmente livros e artigos científicos .pt_BR
dc.description.sponsorshipVoluntáriopt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociaispt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2012pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica de Formação de Preço de venda-
dc.subjectGestão do Lucropor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.titlePolítica de Formação de Preço de venda, Gestão do Lucropt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoCiências Contábeispt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-SA/0126/2012-
dc.pibic.projetoPolítica de Formação de Preço de venda, Gestão do Lucro-
dc.pibic.dtinicio2012-08-01-
dc.pibic.dtfim2013-07-31-
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

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