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Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Violências que atingem as crianças escolares: a percepção e conhecimento dos profissionais da educação
Autor(a): Kethlen Moniqui Almeida de Oliveira
Orientador(a): Francisca Maria Coelho Cavalcanti
Resumo: A relevância dessa temática impõe a este projeto o desafio de, por meio do processo de investigação de natureza teórica e prática analisar como os profissionais da educação estão percebendo as diversas violências que atingem um grande contingente de crianças nos anos escolares, de certa forma como esses profissionais conhecem a educação em direitos humanos. As consequências que a violência infantil acarreta para a vida dessa criança, no seu cotidiano e sua personalidade, afeta sua integridade tanto no momento presente quanto no futuro se essa violência persiste. Nesse sentido a relevância social e científica deste projeto, justifica-se pela necessidade de ampliar e fortalecer a educação em direitos humanos. Entende-se que nessa perspectiva é possível trazer à tona dados que permitam discutir essa realidade sob os horizontes dos desafios que o Amazonas possui. A realização desse projeto é auxiliar a escola a desenvolver combates contra as violências, estimulando o verdadeiro vínculo que a escola deve possuir que é cuidar e educar, em um fazer pedagógico coerente com a compreensão de que esse tema necessita de uma maior atenção. Ajudando a escola a adquirir mais informações para o combate à violência, envolvendo os professores nessa temática que pode corromper a infância, podendo acarretar conseqüências irreversíveis. É nesse sentido que, a realização da presente pesquisa contribui para a discussão de que as violências interferem no cotidiano dessa criança, mas a escola pode desvendar, que o respeito ao próximo, a harmonia e a integridade pode ultrapassar a barreira que foi imposta pela circunstância, vivida por ela. A criança tem seus direitos e de acordo com o ECA ela tem direito à vida. ECA,( Lei No 8.069)
Palavras-chave: Criança
Formação de educadores
Violência
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Teorias e Fundamentos
Faculdade de Educação
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3439
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

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