Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3468
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Estudo multicêntrico: avaliação da eficácia e segurança das órteses de silicone HCPA-1 no tratamento de obstruções de vias aéreas centrais
metadata.dc.creator: Ricardo Augusto Monteiro Cardoso
metadata.dc.contributor.advisor1: Fernando Luiz Westphal
metadata.dc.description.resumo: As estenoses de vias aéreas centrais (traquéia e brônquios principais) são diminuições do diâmetro dessas estruturas, podem ser causadas por diversos mecanismos fisiopatológicos (como obstruções por tumores adjacentes e∕ou infiltração dos mesmos etc.) e estão relacionadas à significativa morbidade e mortalidade. Suas manifestações clínicas dependem da localização, da etiologia e do grau de comprometimento luminal, podendo incluir: dispnéia (falta de ar), estridor, sibilância localizada, hipóxia (pouco oxigênio), hipercapnia (excesso de gás carbônico), atelectasia e pneumonia pós-obstrutiva. A incidência das doenças que podem cursar com estenose traqueobrônquica (sobretudo neoplasia pulmonar) é extremamente elevada no Brasil e as conseqüências deste processo são de grande morbidade (dispnéia, pneumonia pós-obstrutiva, óbito por insuficiência respiratória, entre outros). O tratamento com órtese de silicone na via aérea já é aceito como parte do armamentário terapêutico existente, porém frequentemente não é utilizado devido a fatores como: dificuldade de obtenção/importação, custo elevado e falta de equipamento apropriado para sua aplicação. A órtese de silicone HCPA-1 foi especialmente desenvolvida para o tratamento desta condição e apresenta características altamente desejáveis para o uso clínico. Pacientes são selecionados da clientela do Ambulatório Araújo Lima, FCECON, 28 de agosto etc. O orientador avalia a situação do possível sujeito de pesquisa e julga se este se enquadra na pesquisa. Se sim, a pesquisa é explicada ao paciente, ele decide se aceita participar da mesma, e assina o TCLE. Daí ele fará 8 visitas ao longo de doze meses, que incluem exames de triagem, a broncoscopia para colocação da órtese, e outras seis visitas de acompanhamento, em que fará exames de imagens como tomografia computadorizada e raios X, além de avaliação física, e preenchimento de questionário de qualidade de vida, além do controle de qualquer efeito adverso que venha a acontecer.
Palabras clave : Broncoscopia
Órtese
Dispnéia
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS DA SAÚDE: CIRURGIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Hospital Universitário Getúlio Vargas
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2012
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3468
Fecha de publicación : 31-jul-2013
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ricardo Augusto Monteiro Cardoso.pdf490,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.