Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3469
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Prevalência de ametropias e suas consequências em crianças e pré-adolescentes atendidos no Instituto de Oftalmologia de Manaus
metadata.dc.creator: Antonio Ferreira de Mendonça Neto
metadata.dc.contributor.advisor1: Jacob Moyses Cohen
Resumo: As ametropias são erros de refração em que a imagem proveniente de um objeto é focalizada incorretamente na retina, sendo necessário lentes para corrigi-los. As manifestações clínicas na criança ou pré-adolescentes são, por vezes, despercebidas, pois em sua maioria, não se queixam de dificuldades visuais, sendo observada apenas uma perda no desempenho escolar, o que deve ser verificado e atentado pelos pais. Os erros refrativos atingem uma grande parte da população e devem ser tratados assim que possível, pois o prolongamento do tempo sem tratamento pode comprometer a visão de forma definitiva. O desenvolvimento da visão ocorre de zero a oito anos de idade. Passado esse período, a função visual será inexoravelmente perdida. Portanto, qualquer fator privativo da visão tal como, catarata congênita, estrabismo ou mesmo diferenças refrativas muito grandes entre os dois olhos, caso não tratado, nesse período, leva a deficiência visual considerada. Contudo, não existem em nossa região, estudos que avaliem o grau de acometimento dos erros refrativos em crianças e pré-adolescentes e as suas consequências (estrabismo e ambliopia). Nesse aspecto, o presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento das principais ametropias que acometem crianças e adolescentes até 14 anos. Para isso será feito estudo prospectivo de prontuários de crianças e pré-adolescentes com até 14 anos de idade atendidos no ambulatório do Instituto de Oftalmologia de Manaus, após a análise da história clínica, acuidade visual, biomicroscopia e fundo de olho apresentando erro de refração ou uma de suas consequências, no período de agosto de 2012 a maio de 2013.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: Prevalência
Ametropias
Crianças
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências da Saúde: Oftalmologia
Idioma: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Clínica Cirúrgica
Faculdade de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3469
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.