Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3476
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Comparação de variáveis referentes à aptidão cardiorrespiratória e desempenho, de jogadores de basquetebol em cadeira de rodas, obtidas em teste de quadra e laboratório
Autor(a): Silas Nery de Oliveira
Orientador(a): Mateus Rossato
Resumo: Introdução:A prática do basquetebol em cadeira de rodas é uma modalidade esportiva que tem crescido nos últimos anos, por considerarem meio terapêutico utilizado no tratamento de portadores de lesão medular, poliomielite, amputações e outras patologias que acometem os membros inferiores. A prática do basquetebol em cadeira de rodas tem mostrado efetiva na melhoria da qualidade de vida, pois aprimora a saúde física, mental e social. Do ponto de vista físico, o esporte adaptado é importante para reduzir os fatores de risco para o surgimento da síndrome metabólica, aumentar a flexibilidade, reduzir a espasticidade dos músculos não mais inervados, aumenta a força em especial dos membros superiores e do tronco e desenvolvimento da aptidão aeróbia. Objetivo: Este estudo tem por objetivo comparar as respostas da aptidão cardiorrespiratória e de desempenho obtidas em teste de campo e laboratório em jogadores de basquetebol em cadeira de rodas. Materiais e métodos:Farão parte do estudo cadeirantes que jogam basquetebol em cadeira de rodas na cidade de Manaus. Os sujeitos serão submetidos a testes de esforço máximo em quadra e em laboratório. Em ambas as situações serão avaliados o VO2máx, Limiares ventilatórios, FCmáx, Velocidade máxima e Limiar de 4 mmol/l. As variáveis contínuas de todas as avaliações realizadas serão comparadas entre si, através de ANOVA de 2 fatores, sendo as avaliações medidas repetidas, caso as variáveis se apresentem com distribuição normal confirmada pelo teste de shapiro-wilks e homogeneidade das variâncias confirmada pelo teste de Levene. Será adotado post-hoc de Tukey. Em casos de distribuição não normal um teste não-paramétrico equivalente a ANOVA será utilizado (teste de Kruskal Wallis seguido de Mann- Whitney) para comparação das variáveis. Será realizado a correlação de Pearson para identificar correlação entre os resultados obtidos em laboratório e campo. Será adotado nível de significância de 5% (p<0,05). O tratamento estatístico será realizado nos programas Excel (Microsoft) e Statistica v.8 (Statsoft Inc.).
Palavras-chave: Basquetebol para cadeirantes
Aptidão cardiorrespiratória
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Desportos e Atividades Comunitárias
Faculdade de Educação Física
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3476
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
S00462012.pdf309,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Silas Nery de Oliveira.pdf309,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.