Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3488
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Uso de medicamentos psicotrópicos em idosos atendidos no centro de referência em saúde do idoso CAIMI Ada Rodrigues Viana, Manaus-AM.
Autor(a): Ana Jacqueline Coelho Rodrigues
Orientador(a): Ana Cyra dos Santos Lucas
Resumo: A população idosa é reconhecidamente grande consumidora de medicamentos. A presença de múltiplas doenças requer o uso concomitante de vários medicamentos, o que se torna uma preocupação, principalmente para os pacientes idosos. O uso de medicamentos pode representar riscos, principalmente quando realizado de maneira incorreta, tornando importante a educação terapêutica e o uso racional de medicamentos para este grupo. Em relação ao consumo de medicamentos, principalmente o uso de psicotrópicos, verifica-se um aumento expressivo do uso em idosos. Os medicamentos psicotrópicos são modificadores seletivos do Sistema Nervoso Central. Embora necessários e seguros, podem causar dependência física e/ou psíquica, o que pode dificultar a interrupção do uso. Também, devem-se considerar peculiaridades farmacocinéticas e farmacodinâmicas, bem como considerar que o uso destes medicamentos pode provocar acidentes porque podem diminuir as funções motoras, causar fraqueza muscular, fadiga, vertigem ou hipotensão postural, provocando perda da autonomia, da qualidade de vida, entre outras perdas. Desta forma, considerando a relevância do uso racional de medicamentos psicotrópicos e a falta de estudos epidemiológicos sobre o tema no estado do Amazonas, pretende-se avaliar o perfil do uso de medicamentos psicotrópicos entre os pacientes idosos atendidos no centro de referência em saúde do idoso CAIMI Ada Rodrigues Viana. Para tal, será utilizado questionário padronizado que deverá ser respondido por pessoas de 60 anos ou mais, cadastradas na referida unidade de saúde. Serão listados os medicamentos utilizados nos últimos 7 dias e estes serão agrupados por grupos farmacológicos. Também serão analisadas informações sobre uso concomitante com outros fármacos e automedicação. A entrada e análise estatística dos dados serão realizadas no programa Epi Info versão 6.04 e Excell 7.0. Serão conduzidas análises univariadas para descrição da distribuição das variáveis, análise bivariada para verificar associação entre os aspectos socioeconômicos e o uso de medicamentos para destacar quais fatores influenciam o uso de medicamentos potencialmente inapropriados. Serão utilizados o teste do χ2, e para tabela 2 X 2, o teste Exato de Fisher ou razão de verossimilhança, segundo o caso, sempre considerando nível de significância de 95%. Considerando a relevância da promoção da saúde do idoso, espera-se obter conhecimento sobre o uso de medicamentos psicotrópicos em idosos atendidos em centro de referência em Manaus.
Palavras-chave: Idosos, psicotrópicos, epidemiologia
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMÁCIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3488
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RELATORIO_FINAL.pdf510,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RELATORIO_FINAL.pdf.txtExtracted text31,67 kBTextVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.