Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3502
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Recidiva de carcinoma hepatocelular após tratamento cirúrgico no Estado do Amazonas: estudo retrospectivo e multicêntrico
metadata.dc.creator: Diego Miléo de Oliveira Freitas
metadata.dc.contributor.advisor1: Fernando Cesar Façanha Fonseca
metadata.dc.description.resumo: O carcinoma hepatocelular (CHC) é uma complicação frequente nos pacientes com cirrose, sendo a principal causa de morte nessa população. Mais de 600.000 novos casos de câncer de fígado são diagnosticados a cada ano no mundo. Embora a incidência de outros tipos de doenças malignas tenha diminuído nos EUA, a do câncer de fígado aumentou e praticamente dobrou nos últimos 20 anos, sendo hoje considerada a quinta neoplasia mais comum e terceira causa de morte por câncer no mundo. Em termos de distribuição mundial, o principal fator de risco para o CHC é a infecção pelo vírus da hepatite B (VHB) e tal fato está relacionado à alta incidência da neoplasia no sudeste asiático e África subsaariana. Outro fator que deve ser considerado quando se avalia a prevalência do CHC é que a hepatite C crônica é a causa mais comum desse tumor nos países do ocidente e que o diagnóstico dos casos de hepatite C está aumentando no mundo. Há previsão de que a proporção de pacientes com cirrose irá aumentar nas próximas décadas de 16% para 32% em 2020, assim como também aumentarão as complicações decorrentes da cirrose nos próximos 20 anos: descompensação da hepatopatia (>106%), carcinoma hepatocelular (>81%) e mortes relacionadas à doença hepática (>180%) (MATTOS et al, 2011). O trabalho em questão irá abordar os fatores relacionados ao hepatocarcinoma que influenciam na sua recidiva mesmo após este ser ressecado, tentado propor o perfil dos hepatopatas propensos a recidivas e medidas de acompanhamento desta enfermidade no Estado do Amazonas. Para que isto ocorra, será feita a revisão dos prontuários de pacientes de três instituições públicas de saúde que realizam o tratamento destes pacientes.
Palabras clave : Hepatocarcinoma
Recidiva
Ressecção
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS DA SAÚDE: CIRURGIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Clínica Cirúrgica
Faculdade de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2012
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3502
Fecha de publicación : 31-jul-2013
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.