Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3542
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Interação silício e cultivares de melancia no comportamento de Aphis gossypii Glover, 1877 (Hemiptera: Aphididae)
Autor(a): Juzele dos Santos Gomes
Orientador(a): Rosane Rodrigues da Costa
Resumo: A melancia tem grande importância sócio-econômica por ser cultivada principalmente por pequenos agricultores, fácil manejo e menor custo de produção quando comparada a outras hortaliças. Um dos fatores que contribuem para a redução da produtividade da melancia é a presença de pulgões. Deste modo, ações devem ser realizadas para minimizar os danos causados por esses insetos, porém com menor impacto ambiental possível como a utilização de cultivares resistentes e a indução de resistência em plantas. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é avaliar a resistência de cultivares de melancia ao pulgão Aphis gossypii submetidas à aplicação de silício. O experimento será conduzido em casa-de-vegetação e em sala climatizada do Laboratório de Fitossanidade do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas. Para avaliação dos tratamentos serão realizados os seguintes testes: preferência com chance de escolha, colonização de pulgões em plantas de melancia, estudo de parâmetros fisiológicos de plantas de melancia. A fonte de silício será ácido silícico a 1%. O delineamento experimental será o inteiramente ao acaso, exceto para o teste de preferência com chance de escolha, que será montado em blocos completos casualizados. Os tratamentos serão distribuídos em esquema fatorial 2 (sem silício e com silício) x 3 (cultivar Crimson Sweet, ,cv. BRS Opara e cv. Pérola), com dez repetições. Os dados serão submetidos à análise de variância utilizando-se o pacote computacional SISVAR, versão 4.0. As médias serão comparadas pelo teste de Scott & Knott ao nível de 5% de probabilidade.
Palavras-chave: Resistência
Ácido silícico
Pulgão
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3542
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juzele dos Santos Gomes.pdf566,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.