Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3546
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Análise microbiológica da Carne Bovina comercializada em diferentes pontos do município de Parintins - Amazonas
metadata.dc.creator: Moises Martins Chagas
metadata.dc.contributor.advisor1: Angela Maria da Silva Lehmkuhl
metadata.dc.description.resumo: A carne possui assim como outros alimentos características nutricionais favoráveis para os seres humanos, pois é rica em nutrientes como a vitamina, gordura, lipídeos e proteína. A carne possui características que configuram como um excelente meio para o crescimento de microrganismos, trazendo menor vida de prateleira para o produto, bem como riscos a saúde humana. Em Parintins localizado no interior do Amazonas a produção de bovinos de corte e o consumo de carne são similares às outras regiões do Brasil assim como o desconhecimento de sua procedência. As carnes ficam expostas ao ar livre, em varais e os comerciantes manipulam o produto sem algum cuidado com a higiene. Dessa forma, o estudo das características microbiológicas da carne comercializada em estabelecimentos de Parintins se torna indispensável para melhorar a qualidade do produto no comércio e para a população. Assim, o objetivo deste trabalho é fazer a análise microbiológica da carne comercializada nos açouges de Parintins. Serão coletadas três amostras de 100 gramas de carne moída, em vinte pontos de coleta da cidade, totalizando 60 amostras. Estas serão adquiridas da maneira como os consumidores compram o produto. O meio de cultivo utilizado será específico para detectar bactérias do grupo coliformes e para detecção de fungos e leveduras. Será estimado o número de unidades formadoras de colônias (UFC) por grama de carne para relacionar com os limites permitidos pela legislação. As formas fúngicas serão observadas em lâminas de microscopia para posterior identificação. Por fim, os dados serão compilados em tabelas e submetidos à análise estatística básica e descritiva e à testes de agrupamento e significância.
Palabras clave : Escherechia coli
Salmonella
Higiene
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2013
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3546
Fecha de publicación : 31-jul-2014
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
PIB_A_0146_MOISES_2.pdf437,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.