Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3547
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Propagação de Aciotis circaeifolia (Melastomataceae) por sementes e por estaquia em diferentes substratos e concentrações de ácido indolbutírico
Autor(a): Carla Figueiredo Coelho
Orientador(a): Ari de Freitas Hidalgo
Resumo: Aciotis circaefolia é uma espécie de ocorrência comum na cidade de Manaus, em geral encontrada em ambientes parcialmente sombreados e com solos úmidos, sendo mais frequente no período chuvoso. Suas folhas crocantes e ligeiramente azedas fazem desta espécie uma hortaliça folhosa em potencial, podendo ser usada em saladas frias. A ausência de informações não permite o seu cultivo em escala comercial. Este trabalho objetiva gerar informações básicas sobre a propagação sexuada e assexuada da espécie, visando o seu cultivo por pequenos e médios produtores de hortaliças. O trabalho será desenvolvido em viveiro telado. As sementes serão obtidas de frutos colhidos maduros, lavadas e colocadas para secar à sombra. A germinação será testada em vermiculita, latossolo amarelo, areia lavada e Bioplant®, em bandejas de poliestireno expandido. A avaliação será diária, considerando a emergência da plântula no substrato. Serão avaliadas a porcentagem de germinação e o Índice de Velocidade de Emergência (IVE). O delineamento será inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e cinco repetições de 20 sementes. Os resultados serão submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey (0,05). Quatro repetições de 20 sementes serão semeadas em caixas Gerbox com papel de filtro umedecido. Para avaliar a propagação assexuada, serão obtidas estacas de 12 cm contendo uma folha, as quais serão imersas em solução de Ácido Indolbutírico (0; 250, 500, 1000 e 2000 mg.L-1) por cinco segundos. As estacas serão plantadas em copos plásticos de cor branca com vermiculita e areia lavada. O delineamento experimental será o inteiramente casualizado, em arranjo fatorial de 5 X 2, com cinco repetições e 10 estacas por parcela. As avaliações serão realizadas 60 dias após a instalação do ensaio, considerando-se a porcentagem de enraizamento, número de raízes/estaca, comprimento médio das raízes e biomassa seca das raízes. Os resultados serão submetidos à análise de variância e as médias serão comparadas pelo teste Tukey (0,05).
Palavras-chave: Propagação
Germinação
Fitormônio
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Produção Animal e Vegetal
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3547
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
relatorio_final.pdf479,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.