Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3563
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Dinâmica do transporte de elementos-traço na fase sólida e fase dissolvida na região da Tríplice fronteira no Alto Rio Solimões, Amazonas
Autor(a): Alcimara Izidoro Ramos
Orientador(a): Ronaldo de Almeida
Resumo: Este projeto tem por objetivo avaliar a dinâmica dos parâmetros limnológicos e a influencia do material particulado em suspensão no transporte de elementos - traço na confluência do Rio Javari próximo a cidade de Benjamin Constant (Fronteira com o Peru) e no trecho do rio Solimões entre a confluência do Rio Javari e a cidade de Tabatinga (Fronteira com a Colômbia e Peru). A amostragem será realizada seguindo o pulso de inundação da região do alto Solimões incluindo os períodos de águas altas, vazante, águas baixas e enchente. Os dados As coletas de águas serão realizadas com garrafa de Van - Dorn e/ou manualmente a partir 30 cm da superfície. As variáveis físicos - química (pH, condutividade elétrica, temperatura e oxigênio dissolvido, Eh) serão determinadas in situ utilizando sonda multi - parâmetros Horiba U20. O material particulado em suspensão será determinado por filtração a vácuo em filtros fibra de vidro de 0,70 µmØ Whatman GF/F A determinação dos elementos traço será a partir de espectrometria de absorção atômica acoplada ao gerador de vapor frio e absorção atômica de chama para Hg e outros elementos traço (Fe, Zn, Co, Cu, Mn, Al, Cd), respectivamente. A confecção do banco de dados georreferenciados (SBDG) será a partir da plataforma ARCVIEW 9.2. Após a confecção e alimentação do banco de dados serão realizadas analises de classificação como a classificação unique value para dados categóricos e ainda classificação graduate simbol e/ou graduate color para a classificação das concentrações dos elementos - traços de forma a construir mapas de concentração.
Palavras-chave: Mércurio
Rio Javari
Rio Solimões
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Natureza e Cultura - Benjamin Constant
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3563
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alcimara Izidoro Ramos.pdf528,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.