Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3577
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Período crítico de matocompetição do Paricá Schizolobium parahyba sp associados a forrageiras tropicais no sistema Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta
metadata.dc.creator: José Alexandre Siqueira de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Emanuel Orestes da Silveira
metadata.dc.description.resumo: A Integração lavoura pecuária seria a implantação de sistemas produtivos de alimentos, energia e produtos florestais em uma mesma área em plantio. Dentre as diferentes espécies arbóreas para a exploração da madeira o Paricá vem sendo utilizado com sucesso. A madeira pode ser utilizada para diferentes finalidades e por ser leve apresenta facilidade de ser serrada e sua trabalhabilidade é boa. Apresenta utilização potencial para as industrias de calçados (saltos) brinquedos, obras civis internas como forros, palitos de fósforo e atualmente sua utilização vem sendo focada na industria moveleira para confecção de chapas de compensados e MDF. Assim será avaliado o período crítico de matocompetição do Paricá (Schizolobium parahyba sp) associados a forrageiras tropicais (Panicum maximum cv. Mombaça e Arachis pintoe sp Amendoim forrageiro). O experimento será conduzido em, município de barreirinha AM. As mudas de Paricá serão plantadas nas covas em área experimental previamente preparada. A área experimental é formada por pastagem de B.humidícola em estado de degradação. Para o preparo da área a ser implantada com as mudas será coletado amostras de solo e levadas em laboratório para as análises de fertilidade e acidez. Será realizada a calagem e adubação em área total e nas covas de plantio, além do controle de plantas indesejáveis. O Paricá será estabelecido em espaçamento 4X2. Os tratamentos se constituirão em períodos de semeadura de gramíneas e leguminosas em consórcio (Panicum maximum cv. Mombaça associado a Arachis pintoe cv amarillo). Os períodos de semeadura em cada parcela experimental serão de 0, 30, 60, 90 e 120 dias após o plantio das mudas de Paricá. Cada unidade experimental ou parcela será constituída de 40 plantas de Paricá em quatro repetições em um delineamento inteiramente casualisado. As forrageiras receberão adubação de base conforme análise, cuja adubação total de N será de 200kg/ha/ano em quatro aplicações espaçadas de trintas dias. Para o efeito da matocompetição sobre as mudas estabelecidas de Paricá a cada 10 dias serão monitoradas as medidas de crescimento inicial. Serão avaliados o diâmetro da altura do colo (DAC) e a altura (h) da planta (em centímetros) em respostas aos diferentes tratamentos. Será a cada avaliação cortados rente ao chão, amostras das plantas forrageiras em três pontos por parcela para se avaliar a quantidade de massa vegetal acumulada (matéria seca), composição botânica, proporção entre gramíneas-leguminosas e relação lâmina foliar/colmo das espécies envolvidas. A área a ser cortada será estabelecida através de um quadrado de arame de 0,5 m de lado.Os dados obtidos serão analisados estatisticamente através de análise de variância cujas médias do tratamento serão submetidos ao teste de tuckey. As relações entre a matocompetição e os parâmetros mensurados, será estabelecido uma curva de resposta.
Palabras clave : Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta, Forragem, Mombaça
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2013
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3577
Fecha de publicación : 31-jul-2014
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.