Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3600
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Avaliação da qualidade da casca e da presença de Salmonella enteridis em ovos de consumo no município de Parintins-AM
metadata.dc.creator: Kelly Clarinho Cândido
metadata.dc.contributor.advisor1: Bernardo Berenchtein
metadata.dc.description.resumo: A qualidade das cascas de ovos de consumo é um fator de grande importância em virtude destas serem barreiras físicas contra a introdução de microrganismos indesejáveis, tais como a Salmonella Enteritidis . Em virtude da elevada disponibilidade de ovos frescos no mercado, dificilmente faz-se a conservação dos mesmos por longos períodos. Desta forma, não há uma inspeção rígida por parte dos vendedores quanto à qualidade da casca dos ovos, de maneira que não se observa a presença de trincas, rachaduras, sujidades que venham comprometer à qualidade interna desse produto. O trabalho será realizado no município de Parintins-AM, onde serão coletados ovos dos principais mercados e feiras, totalizando 1000 amostras, para serem avaliados no laboratório de Microbiologia e Nutrição Animal do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia- ICSEZ, da Universidade Federal do Amazonas- UFAM, onde os mesmos serão avaliados por ovoscopia para averiguar a qualidade da casca, considerando o peso do ovo, peso da casca, espessura de casca, altura de albúmen e Unidade Haugh e posteriormente, realizadas análises microbiológicas para a verificação da presença de Salmonella Enteritidis.As análises estatísticas serão feitas por meio da Análise de freqüência, utilizando o Teste não paramétrico de Fish.
Palabras clave : Zoonoses
Qualidade
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ZOOTECNIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2013
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3600
Fecha de publicación : 31-jul-2014
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Kelly Clarinho Cândido.pdf416,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.