Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3610
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Formação de mudas de Bidens sulphurea em bandejas de polietileno expandido para fins de formação de pasto apícola na Amazônia Central
Autor(a): Marina de Almeida Nogueira
Orientador(a): Davi Said Aidar
Resumo: O papel das flores na apicultura fica explicito na seguinte relação: sem flores não há néctar, sem néctar não há mel e sem mel não há abelhas. Para tanto, deve-se preservar a vegetação apícola existente e preferencialmente cultivar outras plantas que apresentem um bom potencial apícola. A escolha da espécie a ser cultivada deve seguir normas básicas como definir aquelas adaptadas à região e que exigirão menor custo de implantação. O Bidens sulphurea tem demonstrado boa adaptação e facilidade na germinação e crescimento de mudas, além de ser muito procurado pelas abelhas tanto para a coleta de néctar ou pólen. Na produção de mudas de espécies vegetais existe a necessidade de um meio que sirva de suporte e de fonte de nutrientes para as futuras plantas. Este meio pode ser desprovido de nutrientes desde que exista uma outra fonte nutricional, como por exemplo, a solução nutritiva. Quando se utiliza bandeja o substrato tem a finalidade de sustentação da planta, bem como servir de fonte de nutrientes no pouco tempo em que a planta permanecerá na bandeja. No mercado há uma série de substratos e alguns deixam muito a desejar em termos de composição química. Substratos à base de compostos orgânicos com pó de casca de coco verde, estercos bovino e de poedeira, isolados ou combinados, também podem ser usados. A sementeira em bandejas, ou canteiros móveis, é uma tecnologia mais recente na produção de mudas. Com o intuito de desenvolver tecnologias para a implantação e estabelecimento de pastos apícolas na região da Amazônia Central, estudos estão sendo feitos com as principais espécies vegetais que produzem pólen e néctar apreciados pelas abelhas. Neste estudo o delineamento experimental será o DIC (Delineamento Inteiramente Casualizado), onde os blocos casualizados são selecionados por meio de sorteio e o número de repetições será oito. Três tipos de bandejas de polietileno expandido serão testadas, com variações de número de células e altura respectivamente 72 células/120 mm; 128 células/120 mm e 128 células/60 mm. Vinte plantas serão analisadas por bandeja. As sementes de Cosmos amarelo (Bidens sulphurea) serão semeadas uma a uma por célula preenchida com o mesmo substrato comercial. Os parâmetros de avaliação serão: altura da planta, medida do colo à gema terminal; o diâmetro da copa; o comprimento da raiz após lavagem em água corrente sobre peneira para a retirada do substrato e secagem com papel toalha; o peso da matéria seca da parte aérea e o peso da matéria seca da raiz. Os dados serão processados e analisados estatisticamente pelo software ESTAT.
Palavras-chave: Cosmos
Abelhas
Apícola
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ZOOTECNIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Produção Animal e Vegetal
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3610
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marina de Almeida Nogueira.pdf682,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.