Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3625
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Diagnóstico da produção aquícola no município de Humaitá: desenvolvimento, práticas sustentáveis e políticas públicas de fomento
Autor(a): Elison Pinto Torres
Orientador(a): André Moreira Bordinhon
Resumo: Devido à expansão da atividade de criação de organismos aquáticos em Humaitá, é crescente a preocupação com os rumos tomados pela atividade, no que tange a responsabilidade ambiental a economicidade da produção. Portanto, para guiar políticas públicas e outras ações de fomento de alternativas de geração de renda para o local é fundamental diagnosticar a produção de pescado por meio de aquicultura no município, sua expansão, suas fontes de recursos e assistência técnica na qual os aquicultores da possuem acesso. Este diagnóstico apresentar-se-á como potencial ferramenta para delinear ações de fortalecimento da atividade como prática sustentável.Serão identificadas as fazendas aquícolas do município, com auxílio dos registros disponíveis do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (IDAAM), da Secretaria de Produção do Estado (SEPROR) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA). Destas informações serão quantificadas as fazendas em atividade, suas respectivas distâncias de rodovias ou hidrovias. A partir da identificação destas fazendas, serão realizadas visitas in loco. Nestas visitas os aquicultores serão convidados a participar individualmente de uma entrevista realizada por meio de questionário estruturado. Este questionário será construído de forma que aborde: o total de produção anual, forma de venda, preços dos produtos, investimento de implantação, investimento anual, formas de financiamento, espécies cultivadas, manejo nutricional, esforço de mão de obra, tamanho da propriedade, tamanho da lâmina d água, locais de compra de suplementos e implementos, presença de mecanização, acesso à assistência técnica especializada, tempo de atividade, além das práticas de manejo utilizadas. Os dados obtidos serão compilados e avaliados quantitativamente e qualitativamente, com os quais será construído um diagnóstico da produção aquícola do município de Humaitá.
Palavras-chave: Produção de pescado
Levantamento
Humaitá
Piscicultura
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AQUICULTURA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3625
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elison Pinto Torres.pdf118,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.