Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3631
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Caracterização dos atributos químicos da água e do solo ao longo de duas trilhas suspensas no Parque Ecológico de Janauari, Iranduba-AM
Autor(a): Isabela Cristina Ribeiro de Almeida
Orientador(a): Marcileia Couteiro Lopes
Resumo: As trilhas atravessam ou estão circunscritas às unidades de conservação, passam normalmente por ambientes naturais muitas vezes frágeis ou carentes de proteção (Figueiredo, M.A. et. al., 2010). A intensificação, freqüência e magnitude de práticas que geram impactos e riscos ambientais têm gerado desequilíbrios e ameaças aos recursos naturais, com interferências em segmentos das atividades humanas, apresentando vários graus de deterioração (Ferreira, F.K. et. al., 2007).Em virtude disso, este projeto pretende analisar as propriedades físicas e químicas do solo, comparando o solo das trilhas com o solo da floresta primária existente no Parque Ecológico do Janauari, utilizando o mesmo como testemunha para averiguarmos o nível de pertubação que o ecoturismo causa na composição e dinâmica do ecossistema.É imprescindível estudar o efeito que o ecoturismo da região está causando no Parque Ecológico do Janauari, considerando que está atividade pode estar interferindo nas propriedades do solo e da floresta existente no Parque. Nesse contexto os impactos podem ser avaliados de acordo com o tipo de gerenciamento que essa área pode oferecer considerando os objetivos dos grupos de usuários e dos administradores do parque. Os dados levantados nesse projeto poderão ajudar os comunitários na administração e na melhoria das condições do parque, dessa maneira realizando uma atividade turística sustentável.
Palavras-chave: Sustentabilidade
Solos
Trilhas ecológicas
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Florestais
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3631
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Relatório_Final_PIB_A093_2013_corrigido.pdf406,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.