Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3653
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Mapeamento dos locais de procedência de plantas condimentares e aromáticas comercializadas na cidade de Manaus, AM
Autor(a): Nathália Marcela Batista dos Santos
Orientador(a): Sandra do Nascimento Noda
Resumo: Na cidade de Manaus as áreas de produção de plantas condimentares e aromáticas apesar de representarem ambientes produtivos, têm fatores limitantes para a produtividade agrícola pela localização espacial destas áreas em solo urbano, com forte especulação imobiliária elevando os preços dos terrenos em áreas centrais. A proposta de pesquisa visa caracterizar a ocorrência nos principais equipamentos de abastecimento e comercialização (Supermercados, Mercado Municipal, Feira da Panair, Feira Manaus Moderna, etc.) das plantas condimentares e aromáticas. Plantas produzidas por agricultura familiar caracterizando uma agricultura capaz de amenizar o crescimento da pobreza urbana, da insegurança alimentar e mudança na ocorrência e permanência de áreas de produção agrícola nos perímetros urbano e periurbano, como fenômenos correlacionados aos próprios processos de urbanização. A estratégia metodológica adotada será a de levantamento bibliográfico para a leitura e interpretação de escritos científicos, técnicos, e políticos de modo a obterem-se dados para recomposição do banco de dados alfanumérico do Núcleo de Etnoecologia na Amazônia brasileira NETNO sobre as plantas condimentares e aromáticas. A abordagem escolhida foi à sistêmica, onde em seu conteúdo fundamental estão os conceitos de sistema, interações e organização do sistema. O método Estudo de Caso múltiplo e o comparativo foram escolhidos pela possibilidade de se utilizar diversas fontes de evidência e diferentes tecnicas. As técnicas selecionadas foram as de formulário, de inventário sobre procedência nos estabelecimentos comerciais das áreas centrais da cidade de Manaus sobre as plantas condimentares e aromáticas e a de construção dos mapas georeferenciados de procedência das plantas comercializadas. s seguintes procedimentos. Será utilizada também a técnica de recoleção e análise de fotografias constantes do Banco de Imagens do NETNO e, quando necessário será coletado, preservado e herborizado material botânico, para posterior comparação com exsicatas do herbário da UFAM e do INPA/MANAUS.
Palavras-chave: Abastecimento
Agricultura urbana e periurbana
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Fund. Des. Agrícola
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3653
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.