Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3665
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Identificação de marcadores plasmáticos e sua relação com o tamanho da escara cicatricial em camundongos após cirurgia de indução de infarto do miocárdio
Autor(a): Bianca Maria Schneider Pereira Garcia
Orientador(a): Elisa Brosina de Leon
Resumo: O modelo experimental de infarto do miocárdio após a ligadura da artéria coronária em roedores tem sido o modelo animal de insuficiência cardíaca mais amplamente utilizado na pesquisa em cardiologia experimental, o qual contribui para análise da fisiopatologia e terapêutica desta síndrome. Este modelo de indução de IC, semelhantemente em ratos e camundongos, acarreta em alterações hemodinâmicas análogas às apresentadas em humanos, como diminuição da frequência cardíaca, pressão arterial média e aumento da pressão diastólica final do VE. Além das alterações centrais, o modelo resulta em modificações sistêmicas na regulação neuro-hormonal, alterações na capilarização periférica e demais alterações periféricas em relação a estresse oxidativo e metabolismo.Apesar de ser um modelo amplamente utilizado para o estudo das alterações fisiopatológicas decorrentes da oclusão coronariana, o modelo de ligadura da artéria coronária esquerda apresenta grandes variações de extensão de escara cicatricial. Portanto, faz-se necessário o desenvolvimento de marcadores plasmáticos que visem a representar o tamanho do infarto produzido cronicamente, permitindo a inclusão desses animais infartados nos estudos.
Palavras-chave: Insuficiencia cardiaca
Camundongos
Citocinas
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: IMUNOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3665
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bianca Maria Schneider Pereira Garcia.pdf443,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.