Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3690
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Coleção Ictiológica e de Tecidos para estudos genéticos do Instituto de Saúde e Biotecnologia ISB, Coari, AM: banco de dados, metadados e registros fotográficos
Autor(a): Fabricie Karoline Barbosa Guimarães
Orientador(a): Fernando Pereira de Mendonça
Resumo: A proposta deste projeto é promover a manutenção e atualização dos dados, organização e identificação taxonômica, das coleções de Peixes e de tecido de DNA, que contém no total 400 exemplares sendo 354 da coleção ictiológica e 46 exemplares da coleção de tecido de DNA, possuindo 23 espécies, 27 Gêneros e 13 Famílias distribuídas em 6 ordens. Sendo que a ordem Characiformes foi a que apresentou a maior riqueza de exemplares, seguida dos Perciformes, Siluriformes, Gymnotiformes, Cyprinodontiformes e Synbranchiformes. Considerando que tais coleções recebem novos espécimes constantemente, faz-se essencial que se tenha a manutenção destas coleções, atualização dos dados e um registro fotográfico das espécies de peixes. Este registro fotográfico poderá ser um portador de informação e de comunicação, das espécies existentes nas coleções. Sendo a fotografia um meio eficiente de transmissão do conhecimento científico porque além de ter as características inerentes à imagem, de codificação através do olhar, a fotografia também está presente na ciência formando para todo o público a imagem que este tem de Ciência. A criação deste registro fotográfico no Instituto de Saúde e Biotecnologia no Médio Solimões poderá futuramente contribuir como um guia de identificação onde constara a identificação taxonômica das espécies de peixes.
Palavras-chave: Coleções Biológicas
Banco de dados
Ictiofauna
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ZOOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3690
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.