Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3726
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação da atividade do extrato aquoso de Curcuma zerumbet na função renal e pressão arterial de ratos normotensos e hipertensos 2R-1C
Autor(a): Giuseppe Lemos Pertoti de Figueiredo
Orientador(a): José Wilson do Nascimento Corrêa
Resumo: A hipertensão arterial sistêmica é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial. Associa-se frequentemente a alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e a alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais. Dados do Ministério da Saúde apontam que a hipertensão arterial é diagnosticada em cerca de 33 milhões de brasileiros. Ainda de acordo com o órgão a proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial aumentou de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010. A maioria dos indivíduos 95% tem hipertensão arterial chamada de essencial ou primária (sem causa) e 5% têm hipertensão arterial secundária, que apresenta uma causa bem definida. Ao longo dos anos, foram feitos progressos expressivos da indústria farmacêutica para a produção de medicamentos cada vez mais eficazes, os quais associados a terapias alternativas resultaram em benefícios comprovados na redução da mortalidade e morbidade relacionadas a eventos cardiovasculares. Dentre o tratamento alternativo a fitoterapia caracteriza se pelo tratamento com o uso de plantas medicinais e suas diferentes formas farmacêuticas. Nesse âmbito a planta Ampelozizyphus, amazonicus, conhecida popularmente como cerveja de índio, saracura-mirá, cervejeira, cerveja-do-mato ou curupiramirá, pode ser estudada por seu potencial de ação em diversas patologias, dentre as quais atuaria inclusive como anti-hipertensiva através de seu efeito diurético. Estudos recentes realizaram o tratamento de ratos normotensos com A. Amazonicus, descrevendo a presença de saponinas indutoras de diurese em ratos normotensos. Entretanto ainda não foi avaliado o efeito da planta em modelos de hipertensão, nem foram descritos os mecanismos relacionados à resposta diurética. Neste projeto, pretendemos avaliar o efeito do tratamento de ratos 2R-1C com o extrato aquoso de raízes de A. Amazonicus. Neste projeto, pretendemos avaliar o efeito do tratamento de ratos 2R-1C com o extrato aquoso de raízes de A. Amazonicus. Estudos ainda não publicados de nosso grupo de pesquisa demonstraram neste modelo de hipertensão a presença de disfunção endotelial, hipertrofia e fibrose cardíaca, alterações em parâmetros de função renal e fibrose renal, além do desenvolvimento de hipertensão severa. Dentre os sistemas endógenos capazes de modificar a morfologia de órgãos alvo e sua função será estudado o sistema renina-angiotensina-aldosterona, cuja atividade é induzida no modelo 2R-1C. Visto isso, por meio desse estudo, deseja-se validar a atividade diurética do extrato da A. amazonicus através da avaliação da função e morfologia renal e correlacionar tais resultados à possível ação anti-hipertensiva, avaliada por métodos diretos e indiretos de aferição da pressão arterial, e seus efeitos in vitro em ensaios de inibição da enzima conversora de angiotensina.
Palavras-chave: Hipertensão arterial
Função renal
A. Amazonicus
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: FARMACOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Fisiológicas
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3726
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giuseppe Lemos Pertoti de Figueiredo.pdf616,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.