Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3732
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Isolamento e caracterização de leveduras coletadas da rizosfera e frutos de árvores nativas do município de Coari-AM, visando a produção de bioetanol
Autor(a): José Paulo de Araújo Lima
Orientador(a): Josemar Gurgel da Costa
Resumo: As florestas brasileiras concentram mais de 20% da biodiversidade do mundo. Reconhecida como a maior floresta tropical existente, a Amazônia corresponde a 5% da superfície terrestre, e ocupa cerca de 1/3 das reservas de florestas tropicais úmidas, sendo o maior banco genético do planeta, portanto uma fonte de grande potencial para a exploração biotecnológica. As leveduras são as principais responsáveis pela conversão em nível industrial de açúcares em etanol. Esses microrganismos utilizam a conversão dos açúcares para obtenção de energia necessária para suas atividades vitais, e o álcool etílico é um produto desta conversão excretado de seu metabolismo. O presente trabalho visa à bioprospecção e caracterização de leveduras isoladas de frutas nativas da região amazônica (cubiu, cupuaçu, buriti, abil, taperebá, pequiá e bacuri) e de solo da rizosfera destas frutíferas no município de Coari, visando à produção de bioetanol. As amostras de solo de rizosfera e suco de frutas serão as fontes de microrganismos, os quais serão caracterizados microscopica e macroscopicamente e selecionados previamente pelo método de zimograma. Os de maior potencial para a fermentação alcóolica serão testados em fermentômetro quanto à produção de etanol. Adicionalmente, as melhores linhagens testadas no fermentômetro serão submetidas a teste de termotolerância em concentrações variadas de açúcares.
Palavras-chave: Leveduras
Amazônia
Frutas
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: MICROBIOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3732
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.