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dc.contributor.advisor1Mario Salvatierra Junior-
dc.creatorDaniel Prado Mendes de Mello-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:39:21Z-
dc.date.available2016-09-23T15:39:21Z-
dc.date.issued2014-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3757-
dc.description.abstractThis work addresses an important area of mathematics: The Game Theory, whose focus is the analysis of how to model phenomena that can be observed when two or more decision agents interacting always seeking to optimize their decisions. We will focus on the development of algorithms and implementations computational for solving problems involving game theory, focusing on Nash equilibria in zero sum games. The topics of game theory will be covered only from an expository way, no matter the proof of theorems.pt_BR
dc.description.resumoA maior parte da literatura em teoria dos jogos presume que os jogos de açôes simultâneas sejam representados na forma normal. Isto é problemático porque muitas vezes os jogos de interesse tem um grande número de jogadores e um grande conjunto de escolhas de ação. Na forma normal de representação, nós armazenamos a função de retornos (payoffs) do jogo como uma matriz com uma entrada para cada retorno de cada jogador em combinação com as ações de todos os jogadores. Como resultado, o tamanho da representação cresce exponencialmente com o número de jogadores. Mesmo se tivéssemos espaço suficiente para armazenar tais jogos, a maioria dos cálculos que gostaríamos de realizar nesses objetos de tamanho exponencial levariam um tempo exponencial. Felizmente, a maioria dos jogos em grandes dimensões com algum interesse prático têm funções de payoff altamente estruturadas , e, assim, é possível representá-los de forma compacta. Uma classe influente de representações explora independências estritas entre as funções de utilidade dos jogadores. Para os Jogos em Grafos de Ações (Action Graph Games), os algoritmos para os cálculos das funções de utilidade são exponencialmente mais rápidos do que os algoritmos para os jogos em sua representação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Computação - ICOMPpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãopt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2013pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria dos Jogos-
dc.subjectTeoria dos Grafos-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICApt_BR
dc.titleJogos em Grafos de Ações e Equilíbrios de Nashpt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoEngenharia da Computaçãopt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-E/0026/2013-
dc.pibic.projetoJogos em Grafos de Ações e Equilíbrios de Nash-
dc.pibic.dtinicio2013-08-01-
dc.pibic.dtfim2014-07-31-
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

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