Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3787
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Aglomerados de moléculas atmosféricas: efeitos da formação de hidrogênio nas propriedades eletrônicas na presença de solvente
Autor(a): Emerson de Souza Gonçalves
Orientador(a): Puspitapallab Chaudhuri
Resumo: O aquecimento global, efeito estufa e a prostração da camada de ozônio são assuntos muito atuais. O aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes na atmosfera, devido às atividades industriais e antropogênicas, principalmente o desmatamento e a queimada de florestas. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso, hidrofluorocarbonetos (HFC), Cloroflurocarbonetos (CFC) e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Tendo em mente a importância social destes fatos, a respeito dos gases de efeito estufa, começamos fazer uma análise detalhada de algumas propriedades elétricas e espectrais de alguns destes gases que incluem os hidrofluorocarbonetos, tais como CH3F, CH2F2, CHF3, quando elas formam aglomerados com as mesmas ou com outras moléculas atmosféricas através de formação de ligação de hidrogênio. No projeto anterior de PIBIC 2012/2013, fizemos um estudo detalhado sobre estrutura eletrônica para caracterizar estrutura e espectro de molécula de ácido carbônico (H2CO3). Estudamos também o efeito da formação da ligação de hidrogênio, quando esta molécula considerada como poluente atmosférico forma um aglomerado com outras moléculas poluentes tais como os HFCs em fase gasosa. Tendo estas informações na mão, neste novo projeto de PIBIC 2013/2014 gostaríamos de estudar o efeito de solvente sobre a molécula de gás carbônico e aglomerado dela com HFCs usando os métodos de solvatação contínua - método de SCRF (Self Consistent Reaction Field). Particularmente, usaremos o modelo de PCM (Polarised Continuum Model), o modelo contínuo mais conhecido, para estudar o efeito do solvente tanto nas propriedades eletrônicas ácido carbônico (H2CO3) na forma isolada quanto na forma de aglomeração devido a formação de ligação de hidrogênio com outras moleculas de gas de estufa.
Palavras-chave: Efeito estufa
Aquecimento global
Efeito solvente
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Física
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3787
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Relatório_Final-2014.pdf710,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.