Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3788
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação da atividade antimicrobiana a partir de extratos de Piper kigelianum, Piper demeraranum, Piper gurupanum da Amazônia
Autor(a): Leandro Albuquerque Nicolino
Orientador(a): Alcicley da Silva Abreu
Resumo: O interesse de pesquisadores de diversas áreas em buscar o estudo das propriedades antibacterianas e antimicrobianas de extratos de plantas e de substâncias mais específicas tem sido incentivada e intensificada. Como exemplo de espécies de plantas com atividade biológica diversificada e também muito utilizada na medicina popular aponta-se a família das Piperáceas, caracterizadas pela abundância de fonte de compostos químicos com condescendentes atividades biológicas. Sendo assim, entre inúmeras espécies vegetais a serem investigadas dentre estas estão em focalizadas neste estudo a Piper kigelianum, a Piper demeraranum, a Piper gurupanum. Muitas das espécies de Piperáceas ainda não foram submetidas a investigações biológicas e farmacológicas, portanto, a importância da análise da atuação biológica de extratos brutos destas espécies da região e da atividade antimicrobiana poderá induzir ao desenvolvimento de produtos com aproveitamento clínico eficiente, não somente como medicamentos, mas também com outras finalidades inespecíficas. Além da preparação dos extratos e definição de citotoxidade dos extratos, testes quanto à atividade antimicrobiana e ensaios de sensibilidade a extratos quanto à concentração inibitória mínima serão realizados.
Palavras-chave: Atividade antimicrobiana, Citotoxidade, Extratos de piperáce
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA DOS PRODUTOS NATURAIS
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3788
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.