Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3802
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Determinação do Nível de Eficiência Energética das Edificações Construídas para o REUNI na Universidade Federal do Amazonas de acordo com o PROCEL EDIFICA
Autor(a): Marilia Gomes de Sá Ribeiro
Orientador(a): Caren Michels
Resumo: Em função dos problemas ambientais causados pelo homem, discutidos a partir da década de 70, tem-se pensado em estratégias para evitar que a degradação ambiental continue no ritmo atual. Em relação as edificações, muitos países formularam legislações que certificam dos níveis de sustentabilidade, outros países possuem uma regulamentação que define o nível de eficiência energética da Edificação, como é o caso do Brasil, cuja regulamentação possui caráter voluntário e classifica as edificações de acordo com o consumo de energia. Este trabalho tem por objetivo avaliar o Nível de Eficiência Energética nos prédios construídos para o Reuni (Programa de Apoio a Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), no Campus da Ufam, em Manaus/AM. Em um momento em que mercado da construção civil encontra-se em crescimento na região, é importante divulgar, para estudantes de arquitetura, arquitetos, engenheiros, construtores e para a comunidade em geral que existem mecanismos de controle do desempenho energético da edificação. Além disso, a ação da certificação é uma questão que demonstra a preocupação com a conservação do ambiente que vivemos. Se, com o tempo, as pessoas envolvidas aplicarem esta regulamentação, teremos edificações eficientes, confortáveis, adequadas ao clima e que não imitam padrões de uma arquitetura de estilo internacional, que empregam basicamente vidros em todas as fachadas. A metodologia que será aplicada para o desenvolvimento deste projeto será a aplicação das diretrizes definidas pelo RTQ-C, Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos. Este trabalho é de extrema importância, uma vez que este regulamento pode ser aplicado como uma ferramenta de projeto, a qual motive a aplicação de estratégias energeticamente eficientes e de soluções sustentáveis, como a coleta da água da chuva, o uso de equipamentos que possam contribuir com a redução do consumo de água, o aquecimento da água através de energia solar, o uso de fonte renováveis de geração de energia, dentre outras. Espera-se, ao aplicar o regulamento nas edificações recentemente construídas na Ufam, que outras edificações possam ter o nível de eficiência energética certificado contribuindo para a conservação e eficiência energética.
Palavras-chave: Eficiência Energética
Etiquetagem
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Tecnologia
Faculdade de Tecnologia
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3802
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.