Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3815
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Aplicação da escolecita (Zeólita natural) modificada na remoção de NI2+ de ambiente aquoso por processo de adsorção
Autor(a): Rosane dos Santos Bindá
Orientador(a): Paulo Rogério da Costa Couceiro
Resumo: O tratamento de efluentes tem se transformado em um dos principais campos de estudos em razão do aumento da população mundial e das atividades industriais. Novas técnicas para a prevenção e o controle das poluições vêm sendo desenvolvidas para purificação e o reuso da água. Os elementos traços são os contaminantes mais comumente encontrados nos efluentes industriais, os quais podem causar muitas doenças e sérios problemas fisiológicos, uma vez que são acumulativos no organismo. As políticas ambientais vêm exigindo valores de concentração menores para os poluentes presentes nos efluentes. Visando atender essas políticas, as indústrias vêm se ajustando aos processos existentes, por meio da aplicação de procedimentos que visam à menor geração e/ou a remoção de elementos tóxicos desses efluentes. Muitos métodos alternativos vêm sendo aplicados, em que se destaca o emprego da adsorção mediante materiais naturais devido ao seu reduzido custo e simplicidade no processo. As zeólitas naturais por apresentarem excelentes propriedades, como a capacidade de troca catiônica e adsortiva, e elevada estabilidade mecânica em sistemas aquosos (desde que não sejam fortemente ácidos) tem sido objeto de interesse para essas aplicações. A escolecita (zeólita natural), fórmula química Na0,3Ca2Al2Si3O10.3H2O, tem sido aplicada na retenção de cátions de elementos traços, que comumente são encontrados nos efluentes gerados por vários segmentos industriais. Dessa forma, o presente trabalho visa promover a troca catiônica do íon Na+ presente na escolecita por íon Ca2+, com a finalidade de potencializar o seu efeito adsortivo, e esta será testada em solução aquosa contendo íon Ni2+, contaminante comumente encontrado em ambiente aquático devido ao descarte de baterias de equipamentos eletrônicos.
Palavras-chave: Elementos traços
Escolecita
Isoterma de Lagmuir
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Química
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3815
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
relatório_final_PIBIC_PIB-E_109_2013_rosane_dos_santos_binda.pdf705,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.