Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3816
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Influência do uso de resíduo de serragem de granito nas propriedades tecnológicas do agregado sinterizado de argila calcinada
Autor(a): Fabricio Guivares Saggioro
Orientador(a): José Carlos Calado Sales Júnior
Resumo: A região amazônica, em sua grande parte, constitui-se geologicamente por argilitos, siltitos e arenitos finos a médios, com intercalações de linhitos, eventualmente com intercalações de camadas de gipsita e carbonatos. Desde o terciário, submeteram-se tais rochas a um intenso intemperismo laterítico, o que modificou suas principais características geotécnicas, além de originar uma extensa cobertura de solo residual sobre as referidas rochas, inviabilizando economicamente a extração dessas fontes de material pétreo. Essa problemática levou os construtores de pavimentos de vários municípios amazonenses a adotarem materiais inadequados para construção da pavimentação asfáltica. Essa proposta de trabalho propõe aplicar o resíduo de granito no Agregado Sinterizado de Argila Calcinada (ASAC). O ASAC apresenta-se atualmente como um material com grande potencialidade para compor as misturas asfálticas A expectativa é que essa aplicação contribua para destinação ambientalmente correta e segura do resíduo de granito, além de melhorar as propriedades tecnológicas do ASAC. Os objetivos específicos desse trabalho são: a avaliação da influência do resíduo de granito na plasticidade da massa cerâmica; a elaboração e execução de um planejamento fatorial dois por três (23); a determinação de um modelo empírico correlacionando o fator composicional da massa e os parâmetros de sinterização (variáveis independentes) com as propriedades tecnológicas (respostas); a modelagem e análise das superfícies de respostas, localizado os pontos de otimização experimental.
Palavras-chave: ASAC
Resíduo de granito
Propriedades tecnológicas
Área de conhecimento - CNPQ: ENGENHARIAS
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Tecnologia
Faculdade de Tecnologia
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3816
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Engenharias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabricio Guivares Saggioro.pdf914,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.