Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3854
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Automação de reator acoplado a um forno micro-ondas para controle e monitoramento da temperatura e pressão na síntese de ciclocarbonatos.
Autor(a): Hernan Aurelio Ribeiro de Souza
Orientador(a): Rodrigo Biscaro Nogueira
Resumo: A toxidade dos isocianatos utilizados nos PU convencionais torna o processo de produção tóxico, além de impedir a utilização destes PU em produtos nobres, devido à toxidade do isocianato residual no polímero. Com a automação do reator de síntese de ciclocarbonatos controlado por micro-controlador (arduino) é possível o monitoramento e controle dos parâmetros de síntese (temperatura, pressão e tempo), permitindo uma análise sobre o posicionamento dos sensores de temperatura, visando à otimização do sistema e aumentando o rendimento da síntese pelo controle da temperatura, pressão e tempo de reação. O projeto apresenta grande relevância por permitir o monitoramento e controle de parâmetros fundamentais para a otimização da reação de obtenção de ciclocarbonatos para posterior produção de poliuretanos sem isocianato (processo inovador, com menor toxidade e utilizando CO2 com insumo) através da automação de um reator experimental de obtenção de ciclocarbonatos.
Palavras-chave: Automação
Arduino
Ciclocarbonato
Área de conhecimento - CNPQ: ENGENHARIAS
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3854
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Engenharias

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.