Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3861
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Elaboração do Modelo Conceitual hidrogeológico para uma microbacia de drenagem do Igarapé do Bolívia na Reserva Florestal Adolpho Ducke
metadata.dc.creator: Suélen Moraima Corrêa de Lucena
metadata.dc.contributor.advisor1: Ingo Daniel Wahnfried
Resumo: Aquíferos são uma fonte fundamental de água na maior parte das zonas urbanas do Brasil. Em Manaus, 20% da água distribuída é retirada do Aquífero Alter do Chão. Dentro da zona urbana da cidade este Aquífero está sendo constantemente alterado, tanto hidrologicamente, pela retirada de água por bombeamento ou pela impermeabilização da superfície, quanto quimicamente, pela inserção de contaminantes. A Reserva Florestal Adolpho Ducke (RFAD), situada no limite norte da área urbana de Manaus, possui a mesma geologia aflorante na cidade, mas, pelo alto grau de preservação ambiental, permite realizar estudos com o objetivo de entender o funcionamento do Aquífero em seu estado original. A RFAD está sobre o divisor de drenagem das bacias hidrográficas do Rio Amazonas, a leste, e do Rio Negro, a oeste. A Reserva possui diversos igarapés, onde vários estudos hidrológicos têm sido realizados. Segundo Fajardo (2010), os principais igarapés são o Bolívia, Barro Branco, Acará e Tinga. Regionalmente, a formação geológica aflorante é a Formação Alter do Chão, unidade caracterizada por arenitos avermelhados com intercalação de pelitos e subordinadamente conglomerados, de idade cretácea. Porém, estudos recentes indicam haver sedimentos com maior teor de areia, e idade miocena, aflorando na área de Manaus que, assim, podem também estar presentes na RFAD. Este trabalho visa elaborar um Modelo Conceitual hidrogeológico do aquífero freático contido em uma microbacia de drenagem a ser escolhida, como a condutividade hidráulica, profundidade e gradiente hidráulico do nível de água, e fluxo de base para o igarapé local. Esta microbacia será escolhida entre aquelas presentes ao longo do Igarapé do Bolívia, drenagem do Rio Negro.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: Aquifero Freático
Modelo Conceitual
Fluxo de base
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências Exatas da Terra e Engenharias: Hidrogeologia
Idioma: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Geociências
Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3861
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.