Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3871
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Construção do eletrodo de Ti/Cu2O para a determinação de nitrato, nitrito e amônia em água potável usando a Técnica Fotoeletrocatalítica sob irradiação UV-Vis
Autor(a): Heberson Menezes Coelho
Orientador(a): Fabiana Maria Monteiro Paschoal
Resumo: Nitrato é um dos oxidantes naturais mais comum presente na água e em ecossistemas que abrangem desde florestas à águas litorâneas, envolvendo compostos do ciclo do nitrogênioque é essencial à vida. O nitrato é produzido indiretamente da fixação de nitrogênio atmosférico por bactérias e, em menor proporção, da combinação do nitrogênio atmosférico e oxigênio. Os íons nitratos podem também ser gerados dos produtos agrícolas aplicados nas plantas e acabam, por lixiviação, contaminando os lençóis freáticos. O aumento na concentração de nitrato em águas de abastecimento tem sido questão recorrente nos fóruns de discussão relativos aos problemas de saúde pública e ambiental associados às atividades agrícolas, visto que os dejetos animais são ricos em amônia, a qual pode ser convertida a nitrato pelo efeito da aeração e da umidade. A água potável contém quantidades variáveis de nitrato. A quantidade permitida de nitrato em água potável para consumo humano é regulada na Europa em 50 mg de íons nitrato de por litro e nos Estados Unidos em 44 mg de íons nitrato por litro, devido a preocupações com meta-hemoglobinemia. No presente trabalho pretende-se construir o eletrodo de Ti/Cu2O para a redução de nitrato a nitrito e este a amônia em água potável usando a Técnica Fotoeletrocatalítica sob irradiação UV-Vis.
Palavras-chave: Redução de nitrato
Eletrodo de Ti/Cu2O
Fotoeletrocatálise
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA ANALÍTICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3871
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.