Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3985
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Estudo epidemiológico da correlação entre a existência de achados histológicos sugestivos de lesões por Papilomavírus humano (HPV) em espécimes de hemorroidectomias
Autor(a): Soraya Souto da Silva
Orientador(a): Gerson Suguiyama Nakajima
Resumo: Trata-se de um estudo transversal retrospectivo, tendo por objetivo a análise dos laudos histopatológicos de peças ou fragmentos cirúrgicos coletados em cirurgias de hemorroidectomias realizadas no Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas que possam correlacionar o desenvolvimento das lesões hemorroidárias com a presença do vírus HPV. O objetivo do trabalho é correelacionar a presença de lesões sugestivas de envolvimento por HPV no tecido hemorriodário submetido à exame anatomopatológico. O estudo possui grande importância porque tanto as lesões hemorroidárias quanto as comorbidades causadas pelo vírus HPV são de grande incidência e prevalência na população em geral. O conhecimento desta correlação entre essas duas patologias permitirá o planejamento de medidas de saúde pública capazes de diminuir tanto a incidência quanto a prevalência do desenvolvimento das lesões hemorroidárias com base em uma política de prevenção do vírus HPV, melhorando assim a qualidade de vida da população.
Palavras-chave: HPV, Hemorróidas, Lesões anais
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: CIRURGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Clínica Cirúrgica
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3985
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.