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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3998
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Priscila Trapp Abbes | - |
dc.creator | Giselle da Silva Tavares | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-23T15:40:25Z | - |
dc.date.available | 2016-09-23T15:40:25Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-31 | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3998 | - |
dc.description.resumo | O campo de estudo do desenvolvimento motor humano, enfoca as mudanças no comportamento motor no decorrer da vida, assim como o processo ou processos que estão nas bases destas mudanças (CLARK & WHITALL, 1989). E, neste sentido o processo da adolescência aparece como um tema de investigação de várias disciplinas nas Ciências Humanas e Saúde, onde a adolescência compreende a faixa etária situada entre os dez e vinte anos incom¬pletos, segundo a Organização Mundial de Saúde, e se constitui como uma fase crítica do processo de crescimento e desenvolvimento humano, marcada por numerosas transformações relacionadas aos aspectos físicos, psíquicos e sociais do indivíduo (SAITO, 2007). E em nosso dia a dia nos submetemos a desempenhar com sucesso a grande variedade de habilidades motoras e para isso precisamos coordenar o funcionamento dos nossos músculos e articulações (MAGILL, 2000). Essa coordenação vem ser aprendida durante a infância passando pela adolescência e se firmando na idade adulta, onde geralmente a criança terá um leque de experiências motoras, contudo essa vivência não acontece com todas as crianças, por isso, segundo Lopes et al (2003) a medida da insuficiência de coordenação é geralmente dependente da qualidade e quantidade de experiências motoras vivenciadas pela criança e essa coordenação pode ser corrigida no contexto da Educação Física. E, em se tratando de pessoas com deficiência esta coordenação ainda é mais comprometido, uma vez que a estimulação deve ser iniciada desde cedo, para não ocasionar no futuro possíveis déficits na coordenação destes indivíduos. O objetivo da pesquisa é estudar o efeito da intervenção de Educação Física no processo de desenvolvimento motor de adolescentes com deficiência intelectual comparado a adolescentes com deficiência intelectual que não praticam atividades de Educação Física regulares e analisar o padrão motor desses adolescentes comparados ao esperado para adolescentes sem deficiência nesta faixa etária. Os sujeitos da pesquisa serão adolescentes de 12 a 17 anos, com deficiência intelectual, participantes do Programa de Atividades Motoras para Deficientes (PROAMDE). O instrumento utilizado para avaliar as habilidades motoras será o Teste de Desenvolvimento das Habilidades Motoras Fundamentais (grosseiras) (Test of Gross Motor Development, Second Edition TGMD 2) descrito por Ulrich, (2000), será utilizado para avaliar as habilidades motoras. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEAM | pt_BR |
dc.format | - | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação Física e Fisioterapia | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA PIBIC 2013 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Deficiência intelectual | - |
dc.subject | Atividade Motora | - |
dc.subject | Desenvolvimento | - |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA | pt_BR |
dc.title | Avaliação da prática de atividades motoras em adolescentes com deficiência intelectual | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.pibic.curso | Educação Física | pt_BR |
dc.pibic.nrprojeto | PIB-S/0031/2013 | - |
dc.pibic.projeto | Avaliação da prática de atividades motoras em adolescentes com deficiência intelectual | - |
dc.pibic.dtinicio | 2013-08-01 | - |
dc.pibic.dtfim | 2014-07-31 | - |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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PIB-S00312013_Relatório_Final_Giselle_Tavares.pdf | 896,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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