Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4000
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Perfil das dermatoses mais frequentes e suas relações com a carga viral em crianças portadoras do vírus HIV de uma instituição filantrópica da cidade de Manaus, Amazonas
Autor(a): Maytha Penteado Galli Ribeiro
Orientador(a): Patrícia Bandeira de Melo Akel
Resumo: A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) é uma doença de origem infecciosa, que atinge o sistema imunológico do portador, deixando-o predisposto às infecções oportunistas. A AIDS pediátrica caracteriza-se por crianças entre zero e 13 anos de idade infectadas pelo HIV, apresentando como principal causa de transmissão a vertical. A infecção pelo HIV em crianças difere da infecção em adultos em relação ao curso natural da dinâmica viral, maturidade do sistema imunológico e às manifestações clínicas. Em crianças, a alta carga viral é associada a inabilidade do sistema imune, ainda imaturo para preparar uma resposta HIV-específica. Crianças infectadas pelo HIV podem desenvolver uma variedade de manifestações mucocutâneas, como infecções de pele, tumores e doenças inflamatórias, e essas manifestações tendem a ser menos responsivas aos tratamentos convencionais. As dermatoses de etiologia infecciosa como as virais, bacterianas e fúngicas são frequentemente encontradas, predominando entre elas, candidíase, dermatofitoses, ptiríase versicolor, herpes simples, herpes zóster e dermatoses bacterianas, principalmente celulite por Staphylococos aureus. Dentre as doenças inflamatórias, incluem-se dermatite atópica, dermatite de contato, dermatite seborréica e farmacodermias.
Palavras-chave: Dermatoses
Crianças
HIV (Vírus)
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Saúde Coletiva
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4000
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maytha Penteado Galli Ribeiro.pdf353,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.