Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4005
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação de interações medicamentosas em prescrições de pacientes internados no Hospital Geral José Mendes, Itacoatiara-AM e Hospital Universitário Getúlio Vargas, Manaus-AM
Autor(a): Juciane Carvalho Afilhado
Orientador(a): Daniel Tarcíso Martins Pereira
Resumo: As pesquisas relacionadas à politerapia tem direcionado uma maior atenção às investigações das interações medicamentosas, principalmente, durante o período de uma internação hospitalar, ocasionando aumento no tempo de permanência hospitalar, reações adversas, adição de novos medicamentos e/ou óbito. Portanto, há necessidade de identificar e conhecer os fatores associados a interações medicamentosas. No Brasil, embora haja pouco dados relacionados à politerapia não mostram perfil diferente da média mundial, cuja estimativa média é acima de 3 medicamentos por prescrição médica. A análise de prescrições, realizada por farmacêuticos, é uma das estratégias que tem sido conceituada para aumentar a segurança no processo relacionado ao uso racional medicamentos, sendo importante, na prevenção de interações medicamentosas e influenciando na redução dos custos para o sistema de saúde. O objetivo deste trabalho é investigar a ocorrência de interações medicamentosas através de uma análise documental das prescrições médicas, dispensadas pelo serviço de Farmácia para as Clínicas Médicas e Pediátricas do Hospital Geral José Mendes, localizado no município de Itacoatiara AM e Hospital Universitário Getúlio Vargas, localizado na cidade de Manaus AM.
Palavras-chave: Problemas relacionados a medicamentos
Politerapia
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMÁCIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4005
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.