Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4025
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação das complicações relacionadas às técnicas de retirada do dreno em pacientes com trauma torácico submetidos à drenagem fechada de tórax
Autor(a): Pedro Igor Lima Soares
Orientador(a): Fernando Luiz Westphal
Resumo: O trauma torácico é uma importante causa de morte devido à funcionalidade dos órgãos nele contidos, sendo o pneumotórax e o hemotórax quadros clínicos frequentes no pronto atendimento originados dessa doença. A drenagem fechada de tórax é o tratamento definitivo para a maioria desses casos, pois possibilita a retirada de ar e líquidos da cavidade pleural promovendo a reexpansão pulmonar e retorno da ventilação fisiológica. A retirada do dreno leva em consideração a melhora clínica do paciente, radiografias de tórax que evidenciem a expansão pulmonar, volume drenado, além do aspecto do líquido drenado e/ou ausência de borbulhamento por um período superior a 24 horas. Basicamente existem duas formas de retirada do dreno na inspiração forçada e outra após a expiração forçada, ambas possuindo complicações sinonímias durante sua execução, mas de desconhecida incidência quando comparadas. No presente projeto procuramos avaliar as complicações resultantes da retirada do dreno de tórax em relação às técnicas de retirada deste, a escala visual da dor e os aspectos do tipo de fixação, idade, tempo de drenagem e possíveis correlações entre esses aspectos. Os pacientes vítimas de trauma torácico do Hospital Pronto Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo e no Hospital Pronto Socorro 28 de Agosto, localizados na cidade de Manaus, serão selecionados e subdivididos em dois grupos de modo aleatório, o primeiro tendo o dreno retirado na fase inspiratória, enquanto ao segundo seus drenos serão removidos na fase expiratória. Os critérios considerados nesta pesquisa são a existência de dor torácica pós-retirada de dreno, além de pneumotórax e hemotórax residuais pesquisados através de radiografias de tórax realizadas antes e após o procedimento. Complicações relacionadas ao tempo de drenagem, idade do paciente e tipo de fixação também estão sendo analisadas.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: Drenagem torácica
Retirada de dreno
Complicações
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências da Saúde: Cirurgia Toraxica
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Hosp. Universt. Getúlio Vargas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4025
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.