Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4025
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Avaliação das complicações relacionadas às técnicas de retirada do dreno em pacientes com trauma torácico submetidos à drenagem fechada de tórax
metadata.dc.creator: Pedro Igor Lima Soares
metadata.dc.contributor.advisor1: Fernando Luiz Westphal
metadata.dc.description.resumo: O trauma torácico é uma importante causa de morte devido à funcionalidade dos órgãos nele contidos, sendo o pneumotórax e o hemotórax quadros clínicos frequentes no pronto atendimento originados dessa doença. A drenagem fechada de tórax é o tratamento definitivo para a maioria desses casos, pois possibilita a retirada de ar e líquidos da cavidade pleural promovendo a reexpansão pulmonar e retorno da ventilação fisiológica. A retirada do dreno leva em consideração a melhora clínica do paciente, radiografias de tórax que evidenciem a expansão pulmonar, volume drenado, além do aspecto do líquido drenado e/ou ausência de borbulhamento por um período superior a 24 horas. Basicamente existem duas formas de retirada do dreno na inspiração forçada e outra após a expiração forçada, ambas possuindo complicações sinonímias durante sua execução, mas de desconhecida incidência quando comparadas. No presente projeto procuramos avaliar as complicações resultantes da retirada do dreno de tórax em relação às técnicas de retirada deste, a escala visual da dor e os aspectos do tipo de fixação, idade, tempo de drenagem e possíveis correlações entre esses aspectos. Os pacientes vítimas de trauma torácico do Hospital Pronto Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo e no Hospital Pronto Socorro 28 de Agosto, localizados na cidade de Manaus, serão selecionados e subdivididos em dois grupos de modo aleatório, o primeiro tendo o dreno retirado na fase inspiratória, enquanto ao segundo seus drenos serão removidos na fase expiratória. Os critérios considerados nesta pesquisa são a existência de dor torácica pós-retirada de dreno, além de pneumotórax e hemotórax residuais pesquisados através de radiografias de tórax realizadas antes e após o procedimento. Complicações relacionadas ao tempo de drenagem, idade do paciente e tipo de fixação também estão sendo analisadas.
Palabras clave : Drenagem toráxica
Retirada de dreno
Complicações
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS DA SAÚDE: CIRURGIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Hospital Universitário Getúlio Vargas
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2013
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4025
Fecha de publicación : 31-jul-2014
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Pedro Igor Lima Soares.pdf442,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.