Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4027
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: O Acolhimento da gestante durante o Pré-natal no município de Manaus-Amazonas , uma análise das Unidades Básicas de Saúde do Rede Cegonha.
Autor(es): Isabella Gurgel Moreira
Primeiro Orientador: Rosana Pimentel Correia
Resumo: A assistência pré-natal transpassa um simples atendimento e acompanhamento médico, com consultas e exames, ela é algo superior, que abrange o acolhimento, o cuidado humanizado, o reconhecimento das necessidades emocionais, de saúde e sociais e, principalmente o estabelecimento de vínculos. A interação entre quem cuida e quem é cuidado, obtida por meio do diálogo, é a responsável pele êxito da assistência pré-natal, conseguindo, assim, a promoção de saúde da mulher. O Ministério da Saúde preconiza que a atenção à mulher no ciclo gravídico puerperal seja marcada pela humanização e qualidade da assistência prestada. Isso requer que os profissionais envolvidos com a atenção obstétrica incorporem condutas respaldadas pelo acolhimento, possibilite o acesso das gestantes a serviços de saúde, com ações prioritárias que perpassem todos os níveis de atenção à saúde primária, secundária e terciária. Deste modo, esse é um estudo do Tipo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa para análise do acolhimento pré-natal em Unidades Básicas de Saúde referência do Programa Rede Cegonha do município de Manaus, Amazonas, com o objetivo de analisar os elementos essenciais do acolhimento no cuidado à gestante em Unidades Básicas de Saúde referência para o Programa Rede Cegonha no Município de Manaus, Amazonas, já que apenas criar os projetos e implantá-los não é suficiente para se atingir a humanização desejada no pré-natal. É necessário que haja uma intensa campanha de incentivo a essas praticas, juntamente com a avaliação das unidades de saúde participantes, principalmente aquelas unidades que participam de novas propostas como a Rede Cegonha.
Abstract: 
Palavras-chave: Acolhimento, Pré-natal, Manaus
CNPq: Ciências da Saúde: Saude Materno-Infantil
Idioma: pt_BR
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Saúde Coletiva
Faculdade de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4027
Data do documento: 31-Jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.