Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4034
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Influência de parâmetros extrativos na obtenção de solução extrativa e extrato seco padronizado de Vismia guianensis
Autor(a): Karla Açussena da Silva Abrantes
Orientador(a): Tatiane Pereira de Souza
Resumo: Na Amazônia, o uso das plantas medicinais pelas populações nativas e ribeirinhas é uma importante fonte de conhecimentos etnofarmacológicos. Uma das plantas, com propriedades medicinais, muito utilizada é a Vismia guianensis (Aubl) Pers. A seiva (resina avermelhada) obtida da casca e a infusão das folhas são muito utilizadas, na medicina popular, contra pano branco (Pitiriase versicolor) e impinges (Tinea corporea) e, também, contra reumatismo e ferimento por inseto. O desenvolvimento dos fungos causadores de dermatoses, entre outros fatores, é favorecido pelo clima tropical da região norte do Brasil. Dessa forma, essa espécie vegetal é bastante promissora para o estudo tecnológico no sentindo de transformação do material vegetal em um produto padronizado que possa ser utilizado com segurança e eficácia terapêutica. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo verificar a influência de parâmetros extrativos para elaboração de soluções extrativas e extrato seco padronizado de Vismia guianensis. Para isso serão utilizadas folhas como matéria-prima vegetal, a qual será caracterizada através de técnicas farmacopéicas e não farmacopéicas. Através de planejamentos fatoriais será avaliada a influência de parâmetros extrativos, tais como, relação droga:solvente, tipo de solvente e método de extração na obtenção de soluções extrativas. O extrato seco, oriundo de cada solução extrativa será obtido pela técnica de secagem por aspersão, sendo caracterizado tecnologicamente e avaliado quais os parâmetros mais apropriados para obtenção de um produto seco com apropriadas características e maior estabilidade visando uma futura transformação em uma forma farmacêutica final.
Palavras-chave: Lacre
Extração
Extratos vegetais
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMÁCIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4034
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.